Três servidores públicos que atuam no Presídio Barra da Grota, em Araguaína, e um funcionário da Embrasil, empresa que presta serviços na unidade, estão contaminados pelo novo coronavírus (covid-19).
A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) na tarde desta segunda-feira (11). Não há detento diagnosticado com a doença no sistema penitenciário do Tocantins.
Conforme a Seciju, os quatro pacientes estão afastados de suas atividades e cumprindo o período de isolamento social obrigatório determinado pelas autoridades de saúde.
Prevenção
A Seciju disse, em nota, que tem adotado todas as medidas necessárias para garantir a saúde dos servidores do Sistema Penal e dos detentos. Visitas às unidades foram suspensas, celas de isolamento foram destinadas para os novos presos que têm ingressado no sistema, além da criação do Núcleo de Operações, Prevenção e Controle da Covid-19.
O objetivo do núcleo é promover ações emergenciais e direcionadas junto às 37 unidades prisionais do Tocantins, como a limpeza e higienização de todo o ambiente carcerário, uso obrigatório de máscara dentro da unidade e ainda o contato mínimo entre agentes e reeducandos.
A Secretaria ainda informou que os membros do Núcleo têm realizado reuniões semanais para tratar sobre as demandas e ações pontuais em todas as unidades.
Outra medida é a visita periódica do médico do Sistema a todas as unidades com testes rápidos e orientações de prevenção aos servidores e detentos.
Comentários