Jocilene participa das atividades dos filhos na escola

(PALMAS-TO) - A ‘família e a escola’ é tema de vários livros e discussões para que a educação seja compartilhada. No Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) desenvolve projetos para aproximar os pais e responsáveis do ambiente escolar.
A servidora pública Jocilene Eterno Soares dos Santos Lacerda é mãe de três filhos. Um estuda na Escola Estadual São José, outro no Centro de Ensino Médio Militar e outro na Escola Municipal Monteiro Lobato. Ela tem a prática de conversar com os professores sobre a aprendizagem dos filhos, acompanha em casa a realização das tarefas e exige que eles tenham mais responsabilidades. “É primordial a participação dos pais na escola, porque os adolescentes estão sempre em conflitos e necessitam de um direcionamento. Se deixarmos os filhos livres, eles passam o dia em frente a um computador”. Jocilene disse que sua atitude faz a diferença, seus filhos estão se saindo bem na escola.
Na Escola Estadual São José, em Palmas, durante o ano são realizadas várias atividades para atrair os pais à instituição. Por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), foi realizada uma formação para os pais e a escola promove palestras e os educadores estão sempre conversando com os pais.
A Escola Estadual São Pedro, localizada no povoado de Jacilândia, a 36 km de Araguanã, sempre faz reuniões e outras atividades para os pais. E quando os filhos não apresentam bons resultados na escola, os professores vão até a sua casa conversar com a família. Essas ações estão dando certo, os pais estão mais participativos”, contou Dinalmi Carlos de Matos, diretora.
“As visitas que fazemos aos pais têm ótimos resultados. Eles nos enviam recados e nos comunicam quando os filhos estão passando por desafios”. Outra forma que a escola encontrou para promover a parceria da família foi a divulgação do Regimento da Escola, através de reunião com pais e filhos. Lá estudam 180 alunos, matriculados no 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Na Escola Estadual Vila União, em Palmas, são realizadas reuniões com os pais dos alunos que apresentam baixo rendimento a cada bimestre. Além disso, os pais fazem parte da Associação da Escola, trabalham com voluntários da escola e estão sempre participando dos eventos.