(Araguaína-TO) - A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Trabalho e Ação Social, realiza nesta quarta-feira, dia 14, a partir das 8 horas, na Escola Municipal Manoel Lira, setor Nova Araguaína, a primeira edição do projeto CRAS Itinerante. A programação segue até as 18 horas.
Este projeto foi desenvolvido com o objetivo de atender a comunidade dos bairros mais afastados, de maior vulnerabilidade e risco social, com ações e atividades dos programas sociais realizados pela prefeitura nas três unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).
De acordo com a secretária do Trabalho e Ação Social, Cleomar Ribeiro, viu-se a necessidade de desenvolver um projeto como este para atender os moradores desses bairros que não podem ir até uma das três unidades do CRAS, localizadas nos bairros Eldorado, Araguaína Sul e Vila Norte.
Atualmente, Araguaína possui 120 bairros e nove assentamentos rurais. "As três unidades do CRAS não conseguem atender toda a demanda, devido a quantidade de bairros e moradores que hoje a nossa cidade possui. Por isso, elaboramos o projeto para que possamos ampliar o nosso atendimento e atingir a comunidade desses setores", explicou a secretária.

Projeto e programação
A cada dois meses o projeto será realizado em bairros diferentes. Serão realizadas no projeto palestras sobre o Bolsa Família, a importância dos Conselhos, de motivação para as mulheres, entre outros assuntos. Também será feito corte de cabelo, consulta e informações sobre o Cadastro Único (CadÚnico), emissão da Carteira do Idoso e de Carteira de Identidade, dentre outras ações.
Na programação também terá atendimento na área da saúde, com aferição de pressão e teste glicêmico. O projeto também vai oferecer oficinas de dança, karatê, capoeira e de cestaria.