Equipe que busca fazer de Palmas sede dos jogos

(PALMAS-TO) - Através de uma equipe multitarefa, a Prefeitura de Palmas trabalha para finalizar a elaboração do projeto de apresentação de Palmas como candidata a sede dos Jogos Mundiais Indígenas. O prazo final para a entrega do projeto é na próxima segunda, 7.
Nesta quinta, 3, na sede do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (IMPUP), arquitetos, engenheiros e profissionais de design e marketing se reuniram para discutir os últimos detalhes da questão estrutural do evento. Com a área de construção dos aparelhos definidas, a equipe definiu estruturas como arquibancadas, estacionamentos, pontos de apoio, entre outros.
“A construção dessa área é de extrema utilidade, pois não será útil somente para os Jogos Indígenas, mas servirá para grandes fóruns, futuros campeonatos regionais ou estaduais. Estamos utilizando o legado que a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos irão deixar no país, para a construção da sede dos Jogos Indígenas”, afirmou  Ten. Cleyton Alen , presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes).
Em forma de estrela, a Aldeia será a casa dos indígenas brasileiros durante a realização do evento, e será instalada às margens do ribeirão Taquaruçu, que deságua no Lago. O projeto estrutural prevê ainda a Grande Arena, para a realização dos Jogos em si, Campo de Beisebol, Museu, entre outros. Durante a realização dos Jogos Mundiais serão utilizados os espaços do Centro de Excelência de Futebol e do Centro de Iniciação Esportiva, aparelhos do Governo Federal destinados a Palmas por meio do legado da Copa do Mundo e das Olimpíadas, respectivamente.
O projeto técnico também está na fase final e está sendo elaborado pela Fundesportes. A expectativa é que aproximadamente três mil pessoas participem dos Jogos Mundiais, que contarão com 22 etnias brasileiras, além de participantes de outros 22 países. Nessa candidatura a sede, Palmas disputa com Belém e Marabá, ambas no Pará. O anúncio oficial será feito pelo Ministério do Esporte no dia 19 de abril. (Redação: Fundesportes)