Projeto visa atender 91 escolas indígenas e 5.643 alunos

(PALMAS-TO) - Com o objetivo de ampliar o atendimento e melhorar as condições de saúde bucal das escolas indígenas do Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), por meio da Diretoria de Educação Indígena e Diversidade, institui o projeto Sorriso Legal, que atenderá 91 escolas indígenas, com previsão de atendimento para 5.643 alunos.
De acordo com a diretora da Educação Indígena, Orcideia Martins Feitosa, o projeto será realizado em parceria com os Distritos Sanitários Especiais Indígenas do Tocantins (Dsei), tendo como foco a prevenção e controle de infecções intrabucais.
A equipe multidisciplinar indígena de saúde do Dsei, com os professores das escolas, desenvolverá atividades educativas, com a participação da comunidade, através de roda de conversa com as famílias. Também será realizada, em sala de aula, demonstração da técnica de escovação, palestras, vídeos, entre outras atividades. Antes da implantação do projeto, que está previsto para 2014, todos os professores serão capacitados durante as formações continuadas da Seduc. Os Dseis também distribuirá kits de higiene para os estudantes, contendo escova, creme dental e sabonete.
Ainda segundo a diretora, o projeto trará muitos benefícios para os povos indígenas. “Contribuirá para o desenvolvimento das atividades educativas da população, para a formação de hábitos saudáveis e a promoção da saúde bucal dos indígenas através dos tratamentos coletivos e individuais”, enfatizou.
O projeto tem por base a legislação vigente, bem como as Diretrizes da Educação Escolar Indígena, que garante a qualidade nas ações de saúde bucal e na definição de uma política de educação permanente para os povos indígenas.