A iniciativa é do deputado federal Osires Damaso (PSC/TO). Ele justificou a proposta afirmando que o trecho composto pelas rodovias permite o fluxo de bens e serviços entre importantes municípios do Tocantins e Pará. "Redenção é reconhecido produtor de gado de corte e, recentemente, passou a produzir soja. Filadélfia também tem intensa atuação na pecuária e agricultura, além de relevante produção mineral. Colinas do Tocantins tem forte vocação para eventos e realiza diversas feiras e exposições anuais", afirmou.
Segundo a Agência Tocantinense de Transportes e Obras, na parte tocantinense do trecho que se pretende federalizar circularam, em 2017, mais de 3,5 mil veículos por dia. No ano, foi verificado o tráfego de mais de 1,3 milhão de veículos.
A intensidade de tráfego de caminhões na região se deve à existência do Pátio Intermodal de Colinas, próximo ao município de Palmeirante, que permite o acesso das cargas provenientes das rodovias dos estados do Pará, Tocantins e Maranhão à Ferrovia Norte-Sul.
A federalização dessas rodovias, segundo Damaso, harmonizaria o desenho da malha rodoviária federal, uma vez que a região é atravessada longitudinalmente pelas BR-155, a BR-226 e a BR-230, não havendo rodovia federal que faça ligação transversal entre elas.
A matéria já foi encaminhada para a Comissão de Viação e Transporte, cujo relator designado foi o deputado Bosco Costa (PL-SE). Sendo aprovado, o projeto seguirá para apreciação na Comissão de Constituição e Justiça.
O número do projeto é 5560/19.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 16511
Comentários