Com a assinatura do termo de cooperação técnica celebrado entre os gestores municipais, Detran-TO e Seduc, 16 municípios da região Sul do Estado vão receber kits de educação para o trânsito

(PALMAS-TO) - Com a assinatura do termo de cooperação técnica celebrado entre os gestores municipais, Detran-TO - Departamento Estadual de Trânsito e Seduc – Secretaria Estadual da Educação, 16 municípios da região Sul do Estado irão receber kits de educação para o trânsito. A ação faz parte do Programa Detran Tocantins Educando para a Vida, que consiste em trabalhar a temática nas escolas entre os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.
“O programa será desenvolvido de forma transversal, juntamente com outras disciplinas básicas, uma vez por semana em cada turma. Isso garante um trabalho contínuo de educação para o trânsito”, explica Elisabete Rizzi, chefe da Divisão de Ensino do Detran-TO. O objetivo é atingir todos os 139 municípios, atendendo 268 mil alunos. Para isso, 1,4 mil professores serão capacitados no primeiro semestre e cada aluno vai receber um livro paradidático.
O termo de cooperação foi assinado pelo diretor geral do Detran, coronel Júlio César da Silva Mamede, o secretário de Estado da Educação, Danilo de Melo Souza e os 16 gestores dos seguintes municípios: Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, Peixe, Sandolândia, São Salvador do Tocantins, Sucupira e Talismã, além de São Valério da Natividade, sendo este último localizado na região Sudeste do Estado.
Segundo Elisabete, técnicos do Detran-TO se reuniram com todos os prefeitos do Estado para que todos possam conhecer o programa e futuramente também aderirem. Para a diretora, a educação é o melhor caminho para a redução de acidentes. “Para mudar a situação de violência no trânsito é preciso começar da base. Temos mais chances de termos bons condutores e pedestres, se iniciarmos essa formação com nossas crianças e jovens”, ressalta.