Jovens são selecionados e participarão a partir de julho de cinco etapas nacionais em Brasília

Foi encerrada na tarde desse domingo (12), no hotel Premier, a terceira etapa do CNA Jovem, com a seleção de três profissionais que representarão o Maranhão em Brasília com discussões acerca de políticas voltadas para o agronegócio brasileiro. Os jovens Luana Almeida Torres (engenheira agrônoma), Ludmila Nayara Ribeiro (zootecnista) e Lucas Gomes (administrador de empresas) foram os vencedores.
Os  treze inscritos do CNA Jovem foram avaliados individualmente e coletivamente, com atividades presenciais e à distância na construção de planos e ações viáveis e compatíveis à agropecuária de seu estado. A turma foi encerrada com onze integrantes. As etapas foram iniciadas no final de abril.
Com idade entre 22 e 30 anos, uma das principais exigência, foi  aptidão para liderança uma vez que o programa vai preparar jovens do meio rural para impulsionar ainda mais o setor agropecuário. Por isso, os encontros realizados pela Faema e pelo Senar, serviram para aprimorar habilidades do grupo, bem como informá-los acerca das condições da Agropecuária no Maranhão e do  Agronegócio. Para isso, foram ministradas palestras, pelo assessor técnico, César Viana e pelo superintendente, José Hilton Coelho de Sousa, ambos da Faema.
Colaboraram também o consultor da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Luiz Felipe Escalarte, e o zootecnista e empresário Gutemberg Morais Forte Ferreira. As equipes foram coordenadas pelos  instrutores Alana Fontenele, egressa  do CNA Jovem 2015, e Paulo Ricardo Belo. A  coordenação ficou a cargo do gestor regional Carlos Antônio Feitosa.
Os inscritos receberam dos instrutores orientação quanto ao tema para o desenvolvimento do Plano de Trabalho e finalmente, Oficina de Oratória. Ao final, foram  apresentados os Planos de Trabalho individualmente, e anunciada a classificação regional.
O gestor do CNA Jovem no Maranhão, Carlos Antônio Feitosa, avalia como positivas as três etapas do programa. O sistema Faema/Senar, segundo ele, conseguiu atingir os objetivos propostos.
“Para mim foi muito rico, tanto para os participantes quanto para nós que estávamos à frente do trabalho”, destacou ele, ao mesmo tempo em que acrescenta ter percebido a satisfação de todos os integrantes da equipe. “Espero que eles nos representem bem em Brasília, nas   etapas que virão”, destacou ele.
Para Lucas Gomes, o programa CNA Jovem é uma oportunidade de conhecer melhor o setor agropecuário, a economia de modo geral e representar o estado a que pertence. “Iniciativa positiva. Oferece opções a quem tem capacidade de liderar e gerenciar projetos em benefício do agronegócio”, disse, empolgado.
Luana Almeida disse que a experiência de estar envolvida em um programa desse nível, vai ajudá-la muito profissionalmente, além de repassar seus  conhecimentos ao seu estado. “É uma integração que o CNA/Senar está fazendo no meio agro incluindo e incentivando jovens a programas tão importantes como o CNA Jovem”, ressaltou, satisfeita.