O objetivo principal é promover a integração do Samu e outros serviços de urgência e emergência

Araguaína (TO) - A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192), participa da 4ª Jornada de Preparação de Socorristas (JOPS). O evento começou na manhã de ontem, 3, e segue até sábado, 5, no miniauditório do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac). Durante a jornada, os 150 participantes trocarão experiências em oficinas teóricas e práticas e na oportunidade vão aprender novas técnicas sobre urgência e emergência.
De acordo com uma das organizadoras do JOPS, a enfermeira do Samu, Verônica Darlene Carneiro, dentre as oficinas, os participantes vão ter estações práticas e de reanimação cardiopulmonar e atendimentos a múltiplas vítimas. “O objetivo principal é promover a integração do Samu e outros serviços de urgência e emergência, vamos estar atualizando o plano de atendimento de múltiplas vítimas, para que todos trabalhem de forma organizada”, explicou.
O diretor do Samu, Luiz Flávio Quinta Júnior, disse que a jornada intensifica a capacitação preparando novos socorristas. “Estamos felizes com o número de participantes e as oficinas práticas vão ser importantes, para que quando houver atendimentos em casos de acidentes, todos estejam preparados, para salvar o máximo de vidas possível”, destacou.

Conhecimento

Com olhar atento nas palestras, o acadêmico do 10º período de Medicina do Itpac, Vinicius Moreira Lima, assegura que os conhecimentos repassados na capacitação levará para a vida. “Como futuro médico, quero expandir meus conhecimentos e estar sempre atualizado, para quando estiver atuando eu possa tratar meu paciente de forma adequada”, arrematou.

Participantes

A jornada conta com a participação de profissionais do SAMU 192, das unidades básicas de saúde (médicos, enfermeiros e farmacêutico), Corpo de Bombeiros, acadêmicos LAT (Liga Araguainense do Trauma) e LATE (Liga Araguainense do Trauma de Enfermagem). De acordo com organizadores, a jornada visa sensibilizar os participantes quanto à necessidade da busca do conhecimento, para melhorar a qualidade do atendimento prestado à população.