Araguaína-TO - Os 14 professores e 5 coordenadores selecionados para lecionar no Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano participam da formação inicial a partir dessa segunda-feira, 19. A 3ª Formação do programa, promovida pela Prefeitura de Araguaína, vai até o dia 31, e é voltada aos educadores da rede pública municipal de ensino. A capacitação terá carga horária de 96 horas e acontece na Rua J, nº 80, no Setor Couto.
O conteúdo ministrado aos docentes inclui formação do Ensino Fundamental, participação cidadã e qualificação profissional. Os profissionais participantes do curso ficarão responsáveis por lecionar matérias do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Informática, Noções Profissionais na área de saúde e alimentação e práticas de cidadania.
“Por entender que os alunos do programa necessitam de professores com qualificação inerente as especificações do programa, a gestão Ronaldo Dimas investe na formação de profissionais em todas as áreas da Educação”, disse o secretário da Educação, professor Jocirley de Oliveira.
O ano letivo do programa iniciará dia 23 de fevereiro, para os 400 alunos matriculados. O programa será realizado nas Escolas Municipais Manoel Lira (Nova Araguaína), Zeca Barros (Vila Goiás) e Luiz Gonzaga (Costa Esmeralda), bem como a Escola Estadual Moderna (Barros).

ProJovem Urbano
O ProJovem Urbano é um programa do Governo Federal, executado pela Prefeitura Municipal de Araguaína, para atender um público de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever e que não concluíram o Ensino Fundamental.
O programa também oferece cursos de iniciação profissional nas áreas de auxiliar de administração em hospitais e clínicas, recepcionista de consultório médico e dentário, atendente de laboratório de análises clínicas e atendente de farmácia.
O Programa tem duração de 18 meses e os alunos recebem uma bolsa-auxílio de R$ 100/mês. O ProJovem Urbano acolhe também filhos de estudantes matriculados, de 0 a 8 anos.