(BRASÍLIA-DF) - A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) 143.334, impetrada pelo ex-governador Carlos Gaguim (PMDB), contra o governador Siqueira Campos (PSDB) está na pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para votação pela corte nesta terça-feira, 11. Também são alvos do processo o vice governador, João Oliveira (DEM), o ex-secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos (PTB), o apresentador Vanderlan Gomes de Araújo e a coligação Tocantins Levado a Sério.
A Aije, movida pelo então candidato a governador Carlos Gaguim (PMDB), pede a cassação do diploma de Siqueira e Oliveira sob a acusação de abuso de poder econômico e propaganda irregular, bem como a inelegibilidade deles e de Eduardo Siqueira Campos e do apresentador de televisão Vanderlan Gomes. Na ação, Gaguim alega que desde o período pré-eleitoral, o Sistema de Comunicação do Tocantins S/A (TV Girassol), por meio do programa "Primeira Mão", apresentado por Vanderlan, teria buscado desequilibrar a igualdade de condições entre os candidatos.
A Procuradoria Regional Eleitoral do Tocantins (PRE), em abril de 2013, havia se manifestado favorável à cassação do mandato do governador Siqueira Campos e de seu vice, porém, como o processo foi indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral, por quatro votos contra a cassação e dois a favor, Gaguim recorreu ao TSE.
Caso o atual governo seja cassado pela suprema corte eleitoral do País, deverá acontecer eleição-tampão, uma vez que ainda faltam 11 meses para o fim do mandato de Siqueira e João Oliveira, como aconteceu em 2008, quando TSE cassou o mandato do governador Marcelo Miranda (PMDB), a pedido de Siqueira Campos.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14928
Processo de cassação contra Siqueira Campos está na pauta para esta terça-feira
Caso o atual governo seja cassado deverá acontecer eleição-tampão, uma vez que ainda faltam 11 meses para o fim do mandato de Siqueira e João Oliveira
Comentários