BRASÍLIA-DF - A presidente Dilma Rousseff assinará no dia 30 de abril o decreto que formaliza a abrangência territorial do Matopiba, região formada por Tocantins e partes do Maranhão, Piauí e Bahia. A informação é da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, que tem como uma de suas prioridades à frente da pasta a criação de uma agência de desenvolvimento para a região.
O Matopiba, cujo nome é um acrônimo formado com as iniciais dos estados que o formam, é uma das principais áreas do mundo em expansão na produção de grãos. “Esta é a última fronteira agrícola que terá oportunidade de contar com o apoio do Estado. Mas não é o apoio protecionista, é o apoio em logística, infraestrutura e energia”, afirmou Kátia.
Conforme a Conab (Companhia Nacional do Abastecimento), a estimativa para este ano é de aumento de 7,90% na produção de grãos, ante 2014. Já a soma da área destinada aos grãos entre os quatro Estados deverá crescer 4,37% na safra 2014/2015 no comparativo com a safra 2013/2014, saltando de 7,322 milhões de hectares para 7,642 milhões de hectares. Em termos de produção o salto é de 18,107 milhões de toneladas para 19,539 milhões de toneladas.
A região tem conseguido expandir sua produtividade sem aumentar o desmatamento, segundo a ministra, devido a maior investimento em tecnologia na pecuária e ampliação da produção de grãos.
“A gente observou que de 40, 45 anos para cá as regiões de agricultura foram nascendo isoladamente, mas a logística não as acompanhou, houve um certo abandono e a população local ficou à margem. Queremos reverter isso e ajudar esses produtores pequenos a migrarem para a classe média”, afirmou.
Plano agrícola
O plano pretende modernizar o marco regulatório da área sanitária e fitossanitária e reestruturar os laboratórios de análises de doenças e pragas, afirmou a ministra após reunião com a presidente no Palácio do Planalto.
“Esse plano é um grande avanço na defesa agropecuária do país. Nosso objetivo é sinalizar aos nossos consumidores do Brasil, em primeiro lugar, e também do resto do mundo que nós temos compromisso com a questão sanitária”, afirmou a ministra durante entrevista à imprensa. Ainda no dia 6 de maio a presidente Dilma Rousseff deverá lançar parte do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa) e a regulamentação da lei que estabelece o uso de medicamentos genéricos veterinários.
A ministra informou também que na mesma data deverá ser lançada a regulamentação do Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi), ferramenta que irá descentralizar os serviços de inspeção federal e ampliar a agroindustrialização de produtos da agricultura familiar. “Essa regulamentação é esperada desde 2006 e representa a possibilidade de aumento real da renda dos pequenos agricultores e a ampliação da classe média rural, objetivo que temos perseguido”, disse a ministra. (Com informações do Portal Dia de Campo e Mapa)
Comentários