A Prefeitura de Araguaína vem realizando várias obras de manutenção de estradas vicinais do município incluindo serviços de revitalização das estradas e de pontes de madeira, além da implantação de bueiros tubulares. São obras fundamentais para facilitar o escoamento da produção local, reduzindo os custos com o transporte e garantindo a qualidade dos produtos ofertados, bem como o atendimento dos serviços públicos.
Mesmo em um período adverso, com chuvas, as ações continuam em andamento. Os serviços de recuperação, com a utilização de máquinas cedidas por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) sob a coordenação das equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, foram iniciados na comunidade Chaparral.
Outros dois convênios, firmados com o Governo Federal através do Ministério da Agricultura e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), cujos editais de licitação estão previstos para ser publicados em janeiro de 2018, preveem o atendimento a outras sete comunidades, com a implantação de 33 bueiros tubulares de concreto e nove pontes com vigas pré-moldadas de concreto armado.
As comunidades beneficiadas serão Assentamento Paraíso (cinco bueiros e uma ponte de oito metros), Assentamento Três Riachos (nove bueiros e uma ponte de dez metros), Assentamento Coruja (uma ponte de dez metros), Assentamento Brejão (outros cinco bueiros e uma ponte de oito metros), Assentamento Manoel Alves (nove bueiros e duas pontes de dez metros), Assentamento Aragominas (cinco bueiros e duas pontes de dez metros).
Melhorias na zona rural
Desde 2013, a Prefeitura já recuperou mais de 400 quilômetros de estradas vicinais que dão acesso à zona rural, beneficiando mais de 20 comunidades.
As melhorias incluem a implantação e manutenção de bueiros, além da construção e reforma de pontes de madeira. Um planejamento está em desenvolvimento para a execução de pontes em concreto bem como a substituição das de madeira. As localidades já beneficiadas foram: Alto Paraíso, Brejão, Sucupira, Manoel Alves, Caju Manso, Chaparral I e II, Coco Salviano, Itacolomy, Vidal Dias Lima, região do Prata, Projeto Alegre, Água Amarela, Três Marquinhos, região do Garimpinho e os assentamentos Três Riachos, Mirindiba, Rio Preto, NPA e Coruja.
Comentários