(Araguaína-TO) - A prefeitura de Araguaína promove hoje o tradicional desfile do Dia da Independência com o tema “O Brasil no Século XXI”. Os 31 pelotões desfilarão pela Avenida Filadélfia, no trecho entre o 2º Batalhão da Polícia Militar e a Conab, a partir das 8 horas.
O evento é organizado pelas secretarias de Educação e Esportes, Cultura e Lazer. Para o secretário Jocirley de Oliveira, a tradição do desfile é fundamental para despertar o sentimento de civismo. “Isso tem de começar desde cedo. A criança precisa desenvolver o respeito pela pátria. E o mais interessante é a empolgação dos alunos para preparar os pelotões”, conta o secretário da Educação.
Durante toda a semana, várias atividades cívicas aconteceram na Praça das Nações no período da manhã. Alunos de centros de educação infantil do município, colégios do Estado a particulares apresentaram danças, coreografia, poemas e música, além da execução diária do Hino Nacional com interpretação de cantores locais. “É outra tradição que fizemos questão de manter. Diariamente estimulamos os alunos a celebrar a Semana da Pátria. A educação e a cultura precisam estar lado a lado nesse momento”, completa o secretário de Cultura, Wilamas Ferreira.
Pelotões
Ao todo, 31 pelotões desfilarão pela Avenida Filadélfia. O primeiro pelotão representará as bandeiras dos Estados e será composto por 29 crianças devidamente caracterizadas com as peculiaridades de cada região. Os demais pelotões tratarão de temas variados como as atividades desenvolvidas nas escolas durante o ano letivo, teatro e obras da literatura infantil, lendas brasileiras, Copa do Mundo e a “Araguaína que Sonhamos”. “Os assuntos foram debatidos entre os alunos e são aqueles que melhor representam nossa cultura e nossa modernidade”, lembra Jocirley.
Alunos de colégios estaduais e particulares, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Rodoviária Federal, Universidade da Melhor Idade, Clube do Fusquinha e os Falcões de Aço completam os demais grupos.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14800
Prefeitura realiza tradicional desfile de Sete de Setembro
Evento contará com 31 pelotões formados por alunos de escolas municipais, estaduais, particulares, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros entre outras instituições. A expectativa é atrair cerca de 2000 pessoas para a Avenida Filadélfia
Comentários