(Araguaína-TO) -  A prefeitura de Araguaína promove hoje o tradicional desfile do Dia da Independência com o tema “O Brasil no Século XXI”. Os 31 pelotões desfilarão pela Avenida Filadélfia, no trecho entre o 2º Batalhão da Polícia Militar e a Conab, a partir das 8 horas.
O evento é organizado pelas secretarias de Educação e Esportes, Cultura e Lazer. Para o secretário Jocirley de Oliveira, a tradição do desfile é fundamental para despertar o sentimento de civismo. “Isso tem de começar desde cedo. A criança precisa desenvolver o respeito pela pátria. E o mais interessante é a empolgação dos alunos para preparar os pelotões”, conta o secretário da Educação.
Durante toda a semana, várias atividades cívicas aconteceram na Praça das Nações no período da manhã. Alunos de centros de educação infantil do município, colégios do Estado a particulares apresentaram danças, coreografia, poemas e música, além da execução diária do Hino Nacional com interpretação de cantores locais. “É outra tradição que fizemos questão de manter. Diariamente estimulamos os alunos a celebrar a Semana da Pátria. A educação e a cultura precisam estar lado a lado nesse momento”, completa o secretário de Cultura, Wilamas Ferreira.

Pelotões
Ao todo, 31 pelotões desfilarão pela Avenida Filadélfia. O primeiro pelotão representará as bandeiras dos Estados e será composto por 29 crianças devidamente caracterizadas com as peculiaridades de cada região. Os demais pelotões tratarão de temas variados como as atividades desenvolvidas nas escolas durante o ano letivo, teatro e obras da literatura infantil, lendas brasileiras, Copa do Mundo e a “Araguaína que Sonhamos”. “Os assuntos foram debatidos entre os alunos e são aqueles que melhor representam nossa cultura e nossa modernidade”, lembra Jocirley.
Alunos de colégios estaduais e particulares, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Rodoviária Federal, Universidade da Melhor Idade, Clube do Fusquinha e os Falcões de Aço completam os demais grupos.