PALMAS - Alvos da ação são cuidados com a saúde do trabalhador e uso de equipamentos de proteção em oficinas de motocicletas e automóveis. O evento continua com programação amanhã, 31, das 18h30 às 22h30, no auditório Cerest
Profissionais de 65 oficinas de motocicletas e de 111 oficinas de automóveis participam de um ciclo de palestras sobre saúde do trabalhador e vários outros temas promovido pela Prefeitura de Araguaína. Na noite de ontem, 29, os trabalhadores tiveram palestras sobre acidentes de trabalho, medidas preventivas e descarte inadequado de produtos químicos. Amanhã, 31 o evento continua das 18h30 às 22h30, no auditório do Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest).
Um dos principais objetivos do ciclo de palestras é informar e orientar sobre a saúde do trabalhador, bem como o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI). Antes do evento, equipes do Cerest visitaram e cadastraram as oficinas e quem trabalha nesses locais.
Durante as palestra educativas, os trabalhadores receberam orientações do uso correto de EPI, como por exemplo, óculos de segurança e luvas de lona leve, que são indispensáveis para quem trabalha com mecânica ou elétrica. ‘É muito importante ter toda a segurança no trabalho e, em caso de acidentes, o trabalhador deve procurar imediatamente a Unidade Básicas de Saúde”, explicou o técnico de segurança do trabalho Miguel Taveira.
Profissionais
O mecânico Justino Alves de Araújo, de 44 anos, contou que não se preocupava em usar produtos adequados para trabalhar, mas que a partir das palestras passou a usar os EPIs. “Acho importante se preocupar com a saúde, são valiosas as dicas que eles passam”, relatou.
Já o mecânico José Hilton Alves Santiago disse que sempre se preocupou e tem cuidado na hora do trabalho. “É a primeira vez que estou participando. Uma equipe esteve na oficina, me convidou e eu achei interessante e resolvi participar. Estou gostando muito e aprendendo coisas novas”, destacou.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 15569
Comentários