A reconstrução da Praça das Nações, em Araguaína, segue em ritmo acelerado e ainda este mês deve ser entregue à população. No local, será reimplantado o Monumento dos Pioneiros, totalmente restaurado. Na peça de granito, são gravados 40 nomes de famílias pioneiras na cidade. Após resgate histórico de 37 nomes, a Prefeitura pede a ajuda da comunidade para encontrar os três restantes para a restauração total que guarda a história da cidade.
As pessoas podem ajudar neste resgate histórico com fotografias ou algum documento que prove que o nome do pioneiro estava no monumento. Para colaborar, a pessoa pode entrar em contato através do telefone (63) 99947 2070 ou pelo e-mail: prefeituraaraguainato@gmail.com.
Restauração
No monumento antigo, os nomes eram feitos em lâminas de metal e fixadas no granito. Com o desgaste do tempo e vandalismo, as letras caíram, perdendo o registro. No monumento restaurado, os nomes serão gravados na própria pedra, a laser e em baixo relevo, para evitar desgaste e vandalismos.
O monumento foi construído em 1972, na época do então prefeito Raimundo Gomes Marinho. A Prefeitura não irá acrescentar nomes, mas restaurar o original. O arquiteto responsável pelo projeto arquitetônico da praça, José Guimarães, lembra que a preocupação é com o resgate histórico da peça.
“Não podemos incluir ninguém, apenas encontrar os três que faltam para completar a lista dos 40 nomes que serão novamente gravados na placa, sendo fiel à original”, explicou.
Resgate
O resgate só foi possível com fotos e documentos enviados pela comunidade, historiadores do Município e através da monografia “A Fotografia como Instrumento de Análise Histórica”, da jornalista Keliane Vale. O estudo foi realizado em 2007, através de um acervo fotográfico de uma das famílias pioneiras, que possibilitou encontrar 30 nomes. Os outros sete foram localizados através de levantamento histórico, depoimentos e pesquisas.
“Minha pesquisa pode preservar dados da história oficial de Araguaína, que mostra alguns grupos, há muito o que se resgatar ainda, pois diversas famílias contribuíram para construir Araguaína”, ressaltou a jornalista.
Nomes já resgatados
Adailton de Oliveira Morais / Alú Dias da Silva / Anatólio Dias Carneiro / Antônio Alves Propécio / Antônio Martins Ferreira / Casimiro José Taveira / Cassimiro Ferreira e Salomão Cardoso / Dair José Lourenço / Darcy Gomes Marinho / Domingos Souza Lemos / Epitácio Pires do Nascimento / Eudóxio Correia da Silva / George Yunes / Guilherme Dourado e Carneiro / Heraldo José Lemos Salcides / Jaide Binow / João Raymundo Costa Filho / Joaquim Gomes da Costa / Jonas de Oliveira Queiroz / José Batista Nepomoceno / José Brito Soares / José Edmar Brito Miranda / José Fortes Maia / José Lopes da Silva / José Pereira Nogueira / José Wilson Siqueira Campos / Luiz Rodrigues dos Santos / Manoel Alves de Souza / Marcondes Vaz da Costa / Mauro Cardoso dos Santos / Mauro Henrique Vidal / Paulo Afonso Santos / Raimundo Antônio dos Santos / Rubens Vieira Guerra / Tibúrcio José Dantas / Vicente Amaro da Silva / Wilson Osmundo Neves
Comentários