(Araguaína-TO) - O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, lançou na tarde dessa terça-feira, 27 de maio, o Residencial Parque do Lago, voltado para os servidores públicos federais, estaduais e municipais. A solenidade aconteceu no auditório Professor Jauro Studart Gurgel, na sede da prefeitura de Araguaína. O evento reuniu cerca de 80 servidores interessados em adquirir a casa própria, cujo lote, com tamanho de 09x30 metros, será doado pelo município. As inscrição podem ser feitas pelo site http://residencialparque dolago.araguaina.to.gov.br/.
Em sua fala, Dimas demonstrou os esforços em possibilitar moradia própria e digna aos servidores. As inscrições seguem até o dia 30 de junho. "Se, até lá, todas as 876 casas não forem preenchidas pelos servidores, o programa será aberto à população araguainense em geral", explicou o prefeito. Ainda de acordo com o prefeito, o valor da construção será de 80 a 95 mil reais, com possibilidade de pagamento em até 360 meses, o equivalente a 30 anos.
Durante a reunião, o prefeito apresentou o hotsite do residencial, hospedado no site da prefeitura, e deu a abertura dos trabalhos de inscrição via on-line. Na própria plataforma, ele demonstrou também a planta de valores e as vantagens, que, por sua vez, se diferem no número de quartos, suítes e banheiros. Logo depois expôs a localização exata de onde fica o empreendimento.
O servidor público Francisco Viana recebeu com bons olhos a notícia que representa uma redução no déficit habitacional. "Qualquer parceria que beneficie a população, tem que ser visto como algo positivo. Sair do aluguel e pagar algo que é nosso é uma conquista sim!" destacou o Coordenador de informática de uma escola da rede pública municipal.
Novidades - Dimas anunciou ainda que este é apenas o primeiro residencial e que há outras áreas públicas que irão se tornar futuros loteamentos. Em relação ao residencial dos servidores, o prefeito falou da "experiência" em relação ao lançamento do novo bairro e que, nos próximos, deverão ser erguidos prédios verticais.
O prefeito disse também que há possibilidade em negociar o valor da casa e avaliar como ficarão as parcelas pelo simulador habitacional no site da CAIXA, demonstrou o programa é possível para muitos servidores.
Ao final, o prefeito respondeu aos questionamentos do público e informou que as casas devem ser entregues em no máximo um ano. "Eu acredito que para aqueles que não têm ainda sua residência é um ganho muito grande, sem falar que o preço é muito acessível. Ter um imóvel construído dentro de um determinado padrão e em um lote gratuito representa valorização para os servidores de Araguaína. Muitos deixarão de pagar aluguel, o que faz muita diferença na vida, não só do servidor, mas de qualquer cidadão", observou o prefeito Ronaldo Dimas.
Residencial - O Residencial Parque do Lago é fruto de uma área doada pelo Estado ao município e está localizado na parte sul do lago formado pelo Rio Lontra. O novo setor está localizado estrategicamente entre quatro novos bairros e terá 22 quadras, compostas por quatro modelos diferentes de casas. Todos os equipamentos públicos necessários serão construídos no residencial. Além disso, o novo setor ficará na área de abrangência do Anel Viário e da Via Lago. As casas serão construídas pelo programa Minha Casa Minha Vida, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), gerido pelo Ministério das Cidades.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 15015
Comentários