(Araguaína-TO) - O Colégio Municipal Manoel de Lira, no setor Nova Araguaína, receberá ações de educação em comemoração ao Dia Mundial da Água, nesta sexta-feira, 22 de março, das 8 às 11 horas. As atividades contemplarão mais de 800 alunos de todos os períodos, além da participação dos pais.
A parceria entre a Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e a Secretaria da Educação possibilitará ações interativas e educativas com a apresentação de jograis, apresentação teatral com o tema “Água e Vida”, com a colaboração de servidores da Secretaria da Cultura, dramatização com a participação dos estudantes, ilustração de cartazes, poesia e música.
“O principal objetivo é educar o adulto de amanhã. O efeito disseminador das informações sobre preservação da água é muito maior entre as crianças e os pais acabam aprendendo com eles”, conta Dinarte Guimarães Amaro, Coordenador de Educação Ambiental da Seplan.
Entre outras atividades que incentivam a preservação da água, as 22 turmas do colégio Manoel de Lira ficarão responsáveis pelo plantio e o cuidado de mudas de plantas dentro das dependências da escola.
Efeitos
Para não faltar água no futuro, é preciso preservar o que temos hoje. Por isso as ações não ficam restritas apenas ao ambiente escolar. “Quando a criança aprende que cuidar da água representa ganhos para o meio ambiente e economia dentro de casa, ela leva conhecimento para casa, repassa para os pais e cobra o empenho deles”, lembra Dinarte.
O departamento de meio ambiente também possui projetos para ampliar a educação sobre a água para o resto do ano. A implantação de uma horta orgânica do colégio é uma das ações. Por meio dela, as crianças poderão perceber a importância da água para a produção de alimentos. O que for colhido fará parte do cardápio da merenda, proporcionando uma alimentação mais equilibrada e saudável.
Outro projeto é a construção de um sistema de captação da água da chuva para uso interno na limpeza dos colégios.
Sobre a água
Cerca de 15% da água doce superficial disponível no planeta concentra-se no Brasil, uma das maiores reservas hídricas do mundo. A região norte, com 7% da população, possui 68% da água do país.
Todavia, 45% da população brasileira não têm acesso aos serviços de água tratada e 96 milhões de pessoas vivem sem esgoto sanitário. O uso doméstico e o setor comercial são responsáveis por 22% do consumo hídrico no país. A agricultura lidera com 59%.
No Brasil 40% da água tratada fornecida aos usuários é desperdiçada. Cada pessoa necessita de 40 litros de água por dia, mas a média brasileira é de 200 litros.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14659
Prefeitura de Araguaína celebra Dia Mundial da Água
Alunos de colégio Manoel Lira participarão de ações educativa e interativas com teatro, música e plantio de mudas
Comentários