(PALMAS-TO) - A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) realiza grande protesto contra o cenário de crise econômica que os municípios têm enfrentado. O protesto que envolve os prefeitos acontece dia 3 de julho, às 10 horas, na BR-153, no trecho que corta a cidade de Paraíso do Tocantins.
De acordo com o presidente da ATM, prefeito de Almas, Leonardo Sette Cintra (PSDB), são várias as dificuldades por que passam os municípios, entre elas, a divisão injusta do bolo tributário, a defasagem do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o estrangulamento das políticas públicas, com excesso de obrigações, vêm inviabilizando a administração pública municipal.
“Os prefeitos têm tentando atender as crescentes demandas dos cidadãos, no entanto, não há como viabilizá-las sem recursos, pois eles continuam concentrados na esfera Federal” – explica o presidente.
Leonardo Cintra enfatiza que o protesto vai mostrar mais uma vez a gravidade da situação insustentável dos 125 municípios tocantinenses que são mantidos pelo FPM e reivindicar providências urgentes por parte do governo federal e Congresso Nacional.

Propostas
Durante a manifestação, serão apresentadas propostas ao governo federal e a ATM apresentará também, levantamentos que traduzem a precariedade da economia dos municípios. “A situação é tão grave que muitos prefeitos não descartam demissões nos próximos meses em várias localidades” – alertou Leonardo.
No dia 3 de julho, devem vestir camisa preta e todas as prefeituras devem fechar as portas e colocar uma faixa com a seguinte frase:  “S.O.S Municípios do Tocantins! Pela Salvação das Prefeituras!”