Eduardo Siqueira Campos discursa durante jantar de comemoração dos 50 anos de Axixá

(Axixá-TO) - Prefeitos do Bico do Papagaio empenharam “total apoio” ao secretário estadual de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos (PTB), durante jantar em Axixá, na noite dessa segunda-feira, 14, para comemorar os 50 anos da cidade. “Agora, Eduardo, você conquistou a amizade de cada prefeito aqui, não por se impor como filho do governador ou secretário de Estado, mas como um amigo, um parceiro. E é isso que faz com que nós, prefeitos, abracemos um projeto que não é mais seu, mas um projeto do Tocantins e para o Tocantins, um projeto nosso”, discursou o presidente da Associação dos Municípios do Bico do Papagaio (Ambip) e prefeito de Axixá, Auri-Wulange Ribeiro Jorge (SDD). “Por tudo que está fazendo pelos nossos municípios, você vai ser retribuído lá na frente”, reforçou o prefeito de Nazaré, Cleiton Paulo (PTB).
O jantar recepcionou prefeitos de toda a região e deputados nos 50 anos de emancipação político-administrativa de Axixá. Segundo Auri-Wulange, Eduardo conta com o apoio de todos os 25 prefeitos do Bico do Papagaio. “E falo isso depois de escutar cada um dos prefeitos. Você vai poder contar com total apoio no seu projeto, que agora não é mais seu, é um projeto nosso, contará com os 25 prefeitos da Ambip mais a minha prefeita lá de Xambioá”, garantiu o prefeito de Axixá.
Conforme Auri-Wulange, “o povo de Axixá e o povo do Bico do Papagaio estão aniosos para poder retribuir” a Eduardo “tudo” o que ele “tem feito pela região”. “Nós que éramos uma cidade [Axixá] esquecida, uma cidade que já foi motivo de chacota, e hoje, graças a Deus, nós estamos, através de sua gestão [Eduardo], através do governador Siqueira Campos, mudando a realidade e a história de nossa cidade. E vamos continuar fazendo isso”, disse o prefeito.
Ele afirmou também que as obras estão chegando não só a Axixá, “mas também em Sítio Novo, Praia Norte, Esperantina, todas as cidades, pois em todas estão aparecendo obras estruturantes que vão mudar a realidade de cada cidade”. “Porque aqui se faz política com seriedade, não é política do fuxico, não é política de plantar fofoca, não é política da desonra, é a política da seriedade, que trabalha para o povo e trabalha ouvindo o povo. E você [Eduardo] escuta cada prefeito aqui, você escuta cada um, como o pai escuta o filho, como o irmão escuta o irmão.”
Auri-Wulange ainda avisou que, “independente de conversa, fofoca, e fuxico” vai continuar “apostando em você, Eduardo Siqueira Campos, como meu amigo, como meu irmão, como meu parceiro, na minha gestão em Axixá, na minha gestão na Ambip”.

Ajuda fundamental
A prefeita de Buriti, Rúbia Amorim (PSB), vice-presidente da Ambip, destacou a unidade conquistada pelos prefeitos através da associação. Segundo ela, essa unidade está sendo decisiva para o fortalecimento, crescimento e desenvolvimento do Bico do Papagaio.
“E o secretário Eduardo Siqueira Campos está sendo uma ajuda fundamental dentro desse projeto de desenvolvimento regional”, afirmou Rúbia. “Obrigado, Eduardo, por estar sempre nos estendendo a mão, nos ajudando naquelas horas que nós mais precisamos. O Eduardo não recebe a gente só quando marcamos hora, não. Quando a gente chega, ele está lá, com a disposição de nos ajudar, de ouvir os nossos problemas e tentar resolver. Isso está fazendo com que a nossa região tenha uma nova cara, um novo progresso”, discursou a prefeita.

Governo paralelo não, apartidário sim
Outro prefeito que se manifestou foi o de Praia Norte, Jader Pinheiro (PSB), tesoureiro da Ambip. Ele destacou a atenção apartidária que, segundo ele, o governo está dispensando aos prefeitos. “A política passou e, quando eu o procurei, ele [Eduardo] não viu minha cor partidária, mas, sim, o problema. E eu mostrei o problema e ele hoje está mostrando a solução”, disse o prefeito. “Então, Eduardo Siqueira Campos, pode estar certo de que o Bico, todo o Estado, Praia Norte estão de portas abertas para o seu projeto e para o seu trabalho.”
O chamado governo paralelo também foi tema do discurso do prefeito de Nazaré, Cleiton Paulo. Ele contou que, logo após a eleição do ano passado, participou de audiência com Eduardo junto com outros eleitos. “O Eduardo disse que queria acabar com uma praga no Estado do Tocantins chamado governo paralelo. E eu o desafiei de público, dizendo “você não tem coragem e você não tem condições de acabar com isso, que já vem de muito tempo””, lembrou o prefeito. “E o Eduardo nos ensinou uma coisa: que a política da desonestidade, a política do puxa-tapete está ficando para trás. Então, comecei a conviver e com o Eduardo e ver que o pensamento dele é muito diferente de outras pessoas que estão por aí na política.”

Em todos os municípios
Em seu discurso, Eduardo garantiu que as obras de Axixá - investimento de mais de R$ 800 mil - serão executadas em todos os municípios do Bico do Papagaio. “Todos vocês terão orgulho de dizer que a estima de sua cidade está recuperada”, discursou o secretário.
Eduardo aproveitou para mandar recado aos adversários: “O governo não colocou camisa-de-força para que ninguém fosse para partido para poder trabalhar com o governo, agora só espero que os partidos não tentem colocar camisa-de-força nos prefeitos. Todo mundo tem que estar livre”, disse.
O secretário ainda deu uma cutucada na senadora Kátia Abreu (PMDB) - sem citar nome - ao agradecer o presidente regional do PTB, deputado estadual José Geraldo, por ter sido bem recebido no partido, ao qual se filiou há cerca de dez dias. “Acho que quando a gente vai para algum lugar, a gente tem que procurar onde é querido, onde a gente é convidado, onde as pessoas vêm nos receber com alegria, com sorriso. Imagine que tem gente arrombando porta de partido para entrar de qualquer jeito, na marra, na pedrada, na porrada. Não, não, não! Eu quero estar onde me querem. Eu quero abraçar e ser abraçado. Quero amar e ser amado. Quero trabalhar e ver resultado. Que é isso?”, disparou Eduardo.