Dimas enviou ofício ao governador Mauro Carlesse - Foto Divulgação

O prefeito Ronaldo Dimas enviou ofício ao governador Mauro Carlesse solicitando a disponibilização dos equipamentos de 7 leitos de UTI Covid que estão sem uso no Hospital Regional de Araguaína (HRA) por falta de profissionais da saúde.
Dos 17 leitos exclusivos para tratamento de adultos com covid-19 no HRA, apenas 10 estão em pleno funcionamento e todos 100% lotados. O sistema de saúde da região norte do Tocantins entrou em colapso no sábado, dia 1º de agosto. 
No ofício, Dimas garante que o Hospital Municipal de Campanha tem condições de colocar os 7 leitos em operação em apenas três dias e afirmou que a secretária municipal da Saúde, Ana Paula Abadia, está pronta para iniciar a transferência dos equipamentos.
Conforme o prefeito, um fator que contribuiu para este colapso na saúde foi o posicionamento dos órgãos de controle, a exemplo do Ministério Público, contrário à contratação de leitos privados antes que fossem esgotadas as tentativas de ampliação de leitos nos hospitais da rede pública.
Mas esse problema está aparentemente resolvido, segundo o prefeito, já que 10 leitos UTI do Instituto Sinai devem entrar em funcionamento nesses dias.
Dimas também anunciou que dará a ordem de serviço para as obras da primeira etapa do Hospital Municipal Eduardo Medrado, que será destinado temporariamente para Covid-19, sendo mais 20 leitos de UTI que estarão preparados em 40 dias.