Prefeito de Axixá, Auri-wulange Ribeiro (SDD)

(Axixá do Tocantins-TO) - O presidente da Associação dos Municípios do Bico do Papagaio (Ambip) e prefeito de Axixá do Tocantins, Auri-wulange Ribeiro (SDD), ironizou a nota da senadora Kátia Abreu (PMDB) contra a decisão do governo Siqueira Campos (PSDB) de criar mais 954 cargos comissionados e de assessoramento. No final da nota que distribuiu à imprensa no sábado, 18, Kátia disse que "o Tocantins não merece ser tratado como uma capitania hereditária e não precisa de capitães do mato".
Ao comemorar a decisão do governador Siqueira Campos de criar dois campi da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) em Araguatins e Augustinópolis, ambos no Bico do Papagaio, Ari-Wulange usou um trocadilho de palavras para responder a alfinetada da senadora. "Esse ato é um divisor de água na história do Bico do Papagaio e o governador Siqueira Campos, o nosso capitão, não do mato, mas o estadista que com a criação do estado do Tocantins deu o grande passo para extirpar aqueles que sempre escravizaram os trabalhadores e trabalhadora de nossa região", afirmou o presidente da Ambip.
Para o prefeito, com a criação dos campi da Unitins no Bico do Papagaio, o governo ajuda "a construir uma nova realidade na região". Segundo ele, a região viveu um "passado sangrento e vergonhoso que todos querem esquecer, trazendo agora o resgate para a juventude que poderá por meio de uma educação gratuita e de qualidade utilizar o conhecimento que é a maior e mais poderosa ferramenta contra os verdadeiros capitães do mato, que são os latifundiários, grileiros que sempre impediram vergonhosamente o desenvolvimento da região".
Auri-Wulange e Kátia eram aliados e do mesmo partido, o PSD, até o ano passado, quando o prefeito rompeu com a senadora após a polêmica reunião na Caixa Econômica Federal, em Palmas. Naquele episódio, a parlamentar gritou com os prefeitos do Bico do Papagaio, que cobravam as 16 mil casas que Kátia prometeu para a região. Na verdade eram apenas 750, um total de somente 30 por cidade.