(Axixá do Tocantins-TO) - O presidente da Associação dos Municípios do Bico do Papagaio (Ambip) e prefeito de Axixá do Tocantins, Auri-wulange Ribeiro (SDD), ironizou a nota da senadora Kátia Abreu (PMDB) contra a decisão do governo Siqueira Campos (PSDB) de criar mais 954 cargos comissionados e de assessoramento. No final da nota que distribuiu à imprensa no sábado, 18, Kátia disse que "o Tocantins não merece ser tratado como uma capitania hereditária e não precisa de capitães do mato".
Ao comemorar a decisão do governador Siqueira Campos de criar dois campi da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) em Araguatins e Augustinópolis, ambos no Bico do Papagaio, Ari-Wulange usou um trocadilho de palavras para responder a alfinetada da senadora. "Esse ato é um divisor de água na história do Bico do Papagaio e o governador Siqueira Campos, o nosso capitão, não do mato, mas o estadista que com a criação do estado do Tocantins deu o grande passo para extirpar aqueles que sempre escravizaram os trabalhadores e trabalhadora de nossa região", afirmou o presidente da Ambip.
Para o prefeito, com a criação dos campi da Unitins no Bico do Papagaio, o governo ajuda "a construir uma nova realidade na região". Segundo ele, a região viveu um "passado sangrento e vergonhoso que todos querem esquecer, trazendo agora o resgate para a juventude que poderá por meio de uma educação gratuita e de qualidade utilizar o conhecimento que é a maior e mais poderosa ferramenta contra os verdadeiros capitães do mato, que são os latifundiários, grileiros que sempre impediram vergonhosamente o desenvolvimento da região".
Auri-Wulange e Kátia eram aliados e do mesmo partido, o PSD, até o ano passado, quando o prefeito rompeu com a senadora após a polêmica reunião na Caixa Econômica Federal, em Palmas. Naquele episódio, a parlamentar gritou com os prefeitos do Bico do Papagaio, que cobravam as 16 mil casas que Kátia prometeu para a região. Na verdade eram apenas 750, um total de somente 30 por cidade.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14911
Prefeito ironiza nota da senadora Kátia Abreu
Presidente da Ambip diz que "os verdadeiros capitães do mato são os latifundiários e grileiros"
Comentários