(Araguaína-TO) - Representantes e presidentes de mais 30 setores de Araguaína participaram, junto com a comunidade, do quinto encontro do Plano Plurianual Cidadão 2014-2017, no dia 27, no Bairro Neblina. Na oportunidade, o prefeito Ronaldo Dimas atualizou os participantes sobre as obras em andamento na cidade, apresentou o balanço dos primeiros meses de gestão e abriu espaço para que os moradores pudessem colaborar com sugestões e demandas de cada bairro. “É interessante observar que cada setor tem sua peculiaridade e necessidades. Algumas demandas são comuns a todos, mas outras são bem específicas. E é disso que precisamos para fazer uma gestão democrática”, afirmou o prefeito.
Bairro Neblina
A presidente do setor pediu ao poder público a revitalização da praça local com a construção de uma academia ao ar livre e um centro de hidroginástica para a melhor idade, posto policial e um espaço para a promoção de cursos para a comunidade. Foi também solicitado apoio cultural e esportivo para ações de lazer. Na infraestrutura, os moradores pediram pela incorporação da Vila Rosário ao Bairro Neblina, rede de esgoto e um centro educacional para os alunos do EJA.
Setor Itapuan
Para dar mais acesso aos moradores a outros pontos da cidade, os representantes do setor solicitaram a construção de uma ponte na Rua Mato Grosso. Foi pedido, também, mais obras de acessibilidade aos prédios públicos.
Setor Dom Orione e São Pedro
Para o setor São Pedro, os participantes pediram abertura de novas vias para fazer ligação com a BR 153. O prefeito Ronaldo Dimas anunciou que já há um planejamento para reorganização das ruas da cidade, incluindo sentido das mãos, sinalização e novas ruas.
Já para o setor Dom Orione, os moradores solicitaram a construção de uma nova sede para a creche da local que funciona em um prédio da igreja. A canalização do córrego tanque, revitalização das praças, posto policial, espaço para prática de esportes e calçadas com acessibilidade para cadeirantes também foram pedidos.
Jardim Filadélfia
Os moradores pediram a duplicação da Avenida Filadélfia na região da Feirinha e obras de drenagem em vários pontos no centro da cidade. Ronaldo adiantou que há um projeto orçado em 8 milhões de reais (sendo que 6 milhões já estão garantidos por emendas de parlamentares federais) para a recuperação da área central, reposição e desobstrução de bocas de lobo.
Noroeste
O presidente do setor demandou a troca do piso e dos bancos da praça e a reativação do ginásio de esportes na divisa com o Setor Couto.
Avenida Castelo Branco
Moradores da localidade mostraram indignação com a quantidade de água servida despejada na rua e que atrapalha as obras de recuperação que estão em andamento. Ronaldo solicitou que a comunidade faça as denúncias do Departamento de Postura e avisou que as notificações serão encaminhadas ao Ministério Público para autuações como crime ambiental e ao patrimônio público.
Setor Urbanístico
A principal reivindicação para o setor foram obras de drenagem para conter o fluxo constante de água que escorre das partes mais altas e danifica todo o asfalto.
Entroncamento
Os moradores pediram a atenção do poder público para o aumento no número de usuários de drogas na praça do setor e a construção de um centro de recuperação de dependentes. Foi demandado também projetos para incentivar o trabalho entre os jovens e mais fiscalização do poder público com as obras da Saneatins.
Ronaldo garantiu que já há ações da prefeitura exigindo o cumprimento da lei que regulamenta as obras das concessionárias nos logradouros públicos da cidade. Qualquer dano está sendo solucionado pela própria empresa.
Jardim dos Ipês
O presidente de um dos mais novos bairros de Araguaína pediu linhas do transporte coletivo para a região, uma unidade de saúde, vias de ligação com o setor Sonhos Dourados, e mais agentes de saúde para atender todas as residências. Outras solicitações foram pontos de iluminação pública, uma pista de caminhada, código de endereçamento postal (CEP) para a segunda etapa do loteamento e mais rigor na cobrança do loteador quando à infraestrutura do bairro.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14715
Prefeito apresentou o PPA Cidadão para o Bairro Neblina e mais 30 setores
Comunidades demandaram obras de infraestrutura, lazer e rigor na fiscalização do município com loteadores, concessionários de serviço público e água servida
Comentários