A Prefeitura de Araguaína alerta produtores rurais e autônomos sobre o prazo final de cadastro no sistema unificado do Governo Federal e-Social. A primeira data limite para envio dos dados dos empregados é até 30 de abril. "Estamos preocupados porque o prazo está se fechando para que os empresários entendam e se preparem para realizar o cadastro", aponta o secretário municipal da Fazenda, Alberto Brito.
Uma palestra organizada pela Associação Comercial da cidade (Aciara) mostrou como as empresas devem se preparar para a implantação do e-Social. "Vemos como uma oportunidade para que os empresários tirem suas dúvidas e conheçam o funcionamento do sistema", acrescenta o secretário.
A palestra aconteceu às 17h desta sexta-feira, 24, no auditório do Itpac. Informações e inscrições pelo telefone 3411 3800.

O que é o e-Social?
O e-Social é um sistema do Governo Federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Estão sendo disponibilizados serviços e facilidades que possibilitam ao empregador o cumprimento de algumas de suas obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais num canal único, de forma facilitada e bem intuitiva.
O sistema substituirá o envio de pelo menos nove obrigações acessórias que hoje são feitas mensal e anualmente.
Para os empregados o projeto também será uma interessante ferramenta de fiscalização, já que apenas com o CPF poderá acessar todas as informações de toda sua vida profissional, o que facilitará em muito também o processo de aposentadoria.

Prazos

O cronograma de implantação que vem sendo divulgado pelo Governo: empresas tributadas pelo Lucro Real (produtores rurais e autônomos) devem efetuar o cadastramento até 30 de abril; grandes empresas têm até 30 de junho; empresas tributadas pelo Presumido e Simples Nacionaldevem efetuar o cadastramento até 30 de novembrode 2014.