Praia no estado do Tocantins: infra-estrutura de rede elétrica, água potável e barracas gastronômicas

(PALMAS-TO) - Através dos projetos, as praias deverão ser equipadas com infraestrutura capaz de receber o turista para uma Temporada de Praia sadia, dentro dos melhores conceitos de qualidade, em condições de concorrer com outros atrativos nacionais.  
Com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico, de emendas parlamentares e do Tesouro, o governo do Tocantins dá aos municípios praianos ferramentas para fomentar o empreendedorismo local, através dos segmentos formais e informais. "Dessa forma, estamos promovendo a geração de mais empregos, utilizando a mão de obra da região e dando oportunidades ao comércio, incentivando o giro na cadeia econômica", ressalta a presidente da Adtur, Adriana Ramos.
A Adtur, como órgão de turismo do governo do Estado, está repassando às prefeituras layouts de peças publicitárias para unificar a comunicação visual das praias, facilitando o acesso aos serviços e à organização. Também disponibilizou uma cartilha contendo as informações de todas as áreas, a preservação do meio ambiente e, também, as orientações para as prefeituras firmarem os convênios e fazerem as prestações de contas. Os projetos de praia do Tocantins garantem infra-estrutura de rede elétrica, água potável, telefonia celular, barracas gastronômicas, bares e uma badalada programação
De junho a setembro, as praias de rio são os principais destinos de turismo no Tocantins e atraem centenas de visitantes de todas as regiões do Estado. Algumas têm maior fluxo turístico, como a praia da Tartaruga em Peixe, na região sul, a praia da Gaivota em Araguacema, que no ano passado teve 61 mil visitantes, segundo a Associação de Barqueiros. A praia do Rio do Sono, em Pedro Afonso, é beneficiada pela rede hoteleira da cidade e realização de grandes shows e a praia da Ponta da Areia, em Araguatins, famosa pelo por do sol mais belo entre todas e praia Ilha Grande em Araguanã, compõem o ranking das maiores em fluxo de pessoas. Muitas são diretamente beneficiadas pela localização geográfica, porque limitam com Estados como é o caso de Araguacema, com o Pará; de Aguiarnópolis, Tocantinópolis e Itaguatins, com o Maranhão.
Ao lado de Araguacema, às margens do Araguaia e do rio Coco, estão as praias do município de Caseara, cidade portal do Projeto Ecoturístico do Cantão, cercadas por densa vegetação amazônica. A 62 km da capital, a praia de Porto Real, na histórica cidade de Porto Nacional, é uma das melhores atrações da temporada. Uma boa pedida é a praia da Raposa, a 47 km da BR 153, em Tupiratins, centro do Estado.
Quem quer sossego junto à natureza pode deslocar-se para as praias do Garimpinho, no rio Araguaia, na região de Araguaína, à praia do Bacuri Grande em Esperantina, no Bico do Papagaio ou dos rios Manoel Alves, na região sudeste, no rio Formoso, na região oeste que têm estrutura ainda rústica. São praias para lazer contemplativo e simples, com observação de pássaros e da natureza.