Revoltados, moradores param trânsito em rodovia federal

(Guaraí-TO) - Mais de 5 km na BR-53, em Guaraí, ficaram fechados na manhã de ontem, das 9 às 12 horas, na altura do Córrego Tranqueira, no lado sul da cidade. A paralisação causou muitas reclamações e transtornos, além de um congestionamento ao longo da rodovia de quase cem quilometros. Os moradores reivindicam a finalização da travessia urbana com a construção de um canteiro central na pista, a instalação adequada de redutores de velocidade, iluminação da pista no perímetro urbano e construção de passarelas.
De acordo com o empresário do ramo imobiliário Augusto Mauro, a pista foi fechada pelo não cumprimento do acordo firmado entre a prefeitura daquele município com a comunidade.
“A BR-153 fica acima do plano da cidade, ou seja, Guaraí fica dentro de um buraco e isto só prejudica a comunidade. Nós solicitamos que a pista fosse rebaixada e ficasse ao nível da cidade, porém o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) apresentou outro projeto para o Executivo que sequer foi apresentado para a comunidade”, enfatizou o empresário.
Segundo Mauro, o nível da pista foi levantado ainda mais pelo DNIT. “Como a comunidade está indignada com o posicionamento da prefeitura resolveu fechar a BR-153 nos dois sentidos até que a comunidade seja atendida”, garantiu.
Ao final do protesto ficou acertado que uma comissão do DNIT virá a Guaraí na quinta feira, dia 28 para solucionar o problema. “Se não encontramos uma solução, nada resta a fazer, senão, fecharmos a rodovia novamente”, afirmou um manifestante.

DNIT
O superintendente do DNIT Amauri Souza Lima negou as informações do empresário e afirma que em nenhum momento o projeto foi alterado. “O projeto que foi apresentando em audiência pública em Guaraí não foi alterado sequer uma vírgula. Nele consta a duplicação da pista, recuperação das ruas laterais, construção de quebra-molas, passarelas em níveis e não suspensas”, esclareceu o superintendente, lembrando que o projeto não prevê iluminação e nem a construção de um canteiro central na pista. “Eu só faço o que é permitido”, enfatizou.
De acordo com Lima, a rodovia foi construída em 1970. “Guaraí cresceu da forma que está à rodovia. Eles estão que a pista fosse rebaixada, mas tecnicamente, e por questões de drenagem, não é possível fazer isto”, esclareceu Lima, afirmando que o projeto não prevê o nivelamento.