(Peixe-TO) - Populares presentes no 2º Mini Fórum das Águas do Tocantins, realizado no município de Peixe nessa segunda-feira, 6, manifestaram apoio ao evento como instrumento que poderá trazer melhorias para a gestão dos rios, lagos e nascentes da região. Para o oficial de justiça aposentado e morador da cidade, Celso Menegon, o fórum proporcionou a conscientização para o meio ambiente e principalmente para as águas, que são a fonte de renda para o município. “Muitos turistas vêm aqui conhecer Peixe por causa da Praia da Tartaruga no rio e da pesca esportiva no lago”, apontou.
O presidente da Associação União Tocantinense de Produtores Rurais, Luciano Moraes Picolo, disse que o fórum foi muito bem organizado, com boas palestras e uma boa participação das pessoas, que manifestaram as suas opiniões durante o evento. “Nós temos que ser agentes transformadores da sociedade e o fórum veio para contribuir com isso. Espero que nos próximos fóruns já possamos ver os resultados do que conseguimos avançar a partir do que foi discutido aqui”, declarou.
O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado, Divaldo Rezende, também avaliou o fórum positivamente. Segundo o secretário, com o evento o Governo conseguiu apresentar para a população as ações de gestão dos recursos hídricos e ouvir as demandas dos diversos setores interessados no uso e na conservação das águas da região. “Estamos recebendo da população o estímulo para continuar agindo em prol de uma política de recursos hídricos que atenda os interesses do desenvolvimento do Estado e do bem estar da população, e isso é muito importante para o Governo”, considerou.
Além do município de Peixe, a segunda edição do Mini Fórum das Águas abrangeu Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Gurupi, Jaú do Tocantins, Sandolândia, Sucupira e Talismã. O evento contou com palestras sobre Sustentabilidade, Plano Estadual dos Recursos Hídricos, Sistema de Apoio a Decisão da Outorga, Projeto Amigos do Rio e diversas apresentações culturais, de vídeos, banda de música da cidade e da peça teatral “Exercendo a Cidadania”, da Cia de Teatro da Saneatins – Companhia de Saneamento do Tocantins.
O Mini Fórum das Águas do Tocantins é uma realização do Governo do Estado, através da Semades – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e OJC – Organizações Jaime Câmara, e conta com o apoio do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Saneatins, Caixa Econômica Federal, Enerpeixe e Investco. O próximo evento acontecerá no dia 14 de agosto, em Formoso do Araguaia, atendendo a região Sudoeste do Estado. (Luiz Melchiades)