(PALMAS-TO) - Um sonho antigo dos tocantinenses ao longo dos anos se materializa: o governador Siqueira Campos e o ministro da Integração nacional, Fernando Bezerra, entregam à população, às 14h desta sexta-feira, 21, a Ponte dos Imigrantes Nordestinos Padre Cícero José de Sousa, sobre o lago da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, ligando o município de Lajeado, a 50 km de Palmas, a Miracema e à própria capital, facilitando o acesso à rodovia Belém-Brasília, BR-153, que liga o Norte brasileiro a outras regiões do país.
Antes da emancipação do Estado do Tocantins e da construção da usina, a travessia do rio Tocantins era feita em pequenos barcos e posteriormente de balsa, levando, entre espera, embarque e desembarque, de 30 a 60 minutos, conforme a hora e a quantidade de veículos, e com o preço da travessia custando entre R$ 12,00 para veículos de passeio e R$ 104,00 para carretas de grande porte, tornando-se oneroso para quem precisava fazer o percurso mais de uma vez por dia, caso das pessoas que residem em um município e trabalham ou estudam em outro. Além disso, podia apresentar riscos em dias de chuva e vento fortes, problemas que agora deixam de existir. O fluxo estimado diário de veículos sobre a ponte superará o atual, por balsa, que de acordo com o relatório de tráfego das rodovias tocantinenses é de, em média, 3 mil veículos por dia, já que muitas pessoas preferiam passar pela ponte Presidente Fernando Henrique Cardoso, sobre o lago de Palmas, para evitar a travessia por balsa.
Homenagem
O nome Ponte dos Imigrantes Nordestinos Padre Cícero José de Souza é uma homenagem do Governo do Estado aos homens e mulheres, grande parte oriundos do Nordeste Brasileiro, que deixaram sua terra natal trazendo na bagagem a esperança e a determinação de construir, além de um novo Estado, um futuro digno e uma nova vida para si e para as gerações vindouras, e também ao padre que, além da religião, teve como sacerdócio a educação, no ensino da matemática, do latim e da música a gerações de tocantinenses. A obra, construída com recursos federais e estaduais, teve o custo total R$ 100,63 milhões, dos quais, R$ 10,6 milhões foi a contrapartida do governo do Estado, e tem 610 metros de extensão por 16 metros de largura.
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