(Araguaína-TO) - O corregedor-geral da Polícia Civil, José Evandro de Amorim, que acompanha o caso que envolveu a titular da Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic), Maria Dinesitania Cunha, informou que foi aberta uma sindicância para apurar se houve abuso de autoridade por parte da delegada ao prender a repórter Leidy Vieira e o cinegrafista Maycon Lopes, ambos da TVE e também pela recusa de entregar os equipamentos de reportagem. O laudo do processo administrativo deve ser concluído em até 30 dias. Até este período, a delegada continuará respondendo pelo cargo.
Nessa quarta-feira, 15, segundo policiais civis de Colinas, o tumulto ocorreu em virtude de a imprensa acompanhar a remoção de um veículo de Araguaína para Colinas.
Após reunião entre o delegado chefe da Polícia Civil, Bonfim Santana Pinto e o corregedor geral, José Evandro de Amorim, com a Maria Dinesitania, os agentes da delegacia regional de Colinas do Tocantins conseguiram cumprir o mandado judicial e levar a caminhonete. A partir de agora o veículo ficará sob a custódia da delegada de Colinas, Olodes Maria Oliveira Freitas.
De acordo com informações extraoficiais, a delegada tem transtorno bipolar. Conforme uma fonte que preferiu não ser identificada, ela "não deveria exercer as funções e tampouco ter porte arma, uma vez que um médico já teria até sugerido que a delegada se afastasse do cargo." Quanto a esta declaração, Amorim disse "que se ela tem problemas de saúde, será submetida à junta médica do Estado para avaliação."
Sindjor
Em nota, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor) repudiu o comportamento da delegada, que segundo o órgão, mostra "despreparo" para o cargo, visto que, deliberadamente, fere os princípios básicos da democracia e da liberdade de imprensa, direito sagrado na Constituição Brasileira.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14907
Polícia abre sindicância para apurar se delegada cometeu abuso de autoridade
Laudo do processo administrativo deve ser concluído em até 30 dias, até este período, Maria Dinesitania continuará respondendo pelo cargo
Comentários