(PALMAS-TO) - O chefe do Estado Maior, coronel Gilberto Nogueira, junto com comandante do Policiamento da Capital (CPC), coronel Messias Lopes, o comandante do Policiamento do Interior (CPI), coronel Abelardo Bezerra Neto e demais oficiais apresentaram o plano de policiamento que vai ser realizado pela Polícia Militar em 48 praias do Estado, durante a temporada de 2013.
O projeto da PM foi realizado com base na estrutura repassada pela Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado do Tocantins- Adtur, que vai beneficiar 20 praias do Tocantins. Contudo, a PM estará atuando em 48 praias. Vale lembrar que a novidade no roteiro de praias é que Luzimangues também entra para o calendário de temporada e contará com a presença da PM.
Localidades
No projeto da Adtur foram apresentados três grupos, de acordo com o fluxo de turistas em relação às temporadas anteriores. No Grupo A estão Araguanã, Araguatins, Araguacema, Caseara, Pedro Afonso e Peixe; no Grupo B Juarina, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Itaguatins, Tocantinópolis, Filadélfia, Porto Nacional e Paranã. Já no Grupo B1 estão Aguiarnópolis, Babaçulândia, Buriti do Tocantins, Pau D’Arco, Praia Norte e Xambioá.
Além destas localidades, a PM estará presente também em Araguaína (povoado do Garimpinho), Barra do Ouro, Goiatins, Santa Fé do Araguaia, Aragominas, Darcinópolis, Itacajá, Pedro Afonso, Rio Sono, Tupiratins, Tupirama, Praia do Pedral em Palmeiras do Tocantins, Ilha Cabral em Aguiarnópolis, Beira Rio em Tocantinópolis, Santa Isabel em Ananás, Praia da Romaria do Senhor do Bonfim, Arapoema, Bernardo Sayão, Palmeirante, Bela Vista, Carrasco Bonito, São Sebastião, Sampaio, Barra do Rio Verde em Sandolândia, Praia do Croá em Aliança, Praia da Gaivota em Dueré, Praia da Moreninha e Povoado Retiro em São Salvador, Praia de Porto Franco, Praia Bela e Praião do Dominguinhos.
Policiamento
Durante toda a temporada, que terá início em algumas cidades no próximo dia 29, a PM estima que mais de 360 mil pessoas devam circular pelos pontos turísticos do Estado. Durante a temporada será realizado policiamento preventivo e ostensivo, com presença diária de militares em todos estes pontos de lazer.
A PM reforça que independente do policiamento que será realizado nas praias, a população dos 139 municípios, incluindo a Capital, deve ficar tranquila em relação à escala ordinária, pois o efetivo empregado na temporada não causará qualquer tipo de alteração no policiamento realizado diariamente nas cidades.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14734
Comentários