(Araguaína-TO) - As famílias inscritas do Cadastro Único (CadÚnico), Bolsa Família, programa Mais Educação, Mulheres Mil, Pioneiros Mirins, Tocantins sem Fome, CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), BPC (Benefício de Prestação Continuada) e demais interessados estão convocados pela Prefeitura de Araguaína para preencher as fichas de inscrição dos cursos ofertados pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social do Estado 2013 durante uma solenidade no Tatersal do Parque de Exposições Dair José Lourenço, em Araguaína, no dia 7 de março, das 7h30min as 18 horas.
Dezesseis prefeituras da região norte, Governo do Estado e Secretaria de Trabalho e Assistência Social assinarão de um Termo de Pactuação Técnica para a implantação do Plano Tocantins sem Miséria, que visa proporcionar aos cidadãos carentes a inclusão em programas criados para aumentar a renda familiar.
No ato da inscrição, os participantes devem estar munidos de CPF, NIS (Número de Inscrição Social) e comprovante de residência. Serão disponibilizadas 13 ações e serviços desenvolvidos e orientados pela Setas. A Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social é responsável pelo comitê gestor da regional administrativa de Araguaína. O evento contará com a presença de senadores da república, deputados federais, estaduais, secretários e prefeitos dos municípios contemplados.
Plano Tocantins sem Miséria
O governador Siqueira Campos firmou um Termo de Compromisso com a Ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello como forma de fortalecer as Políticas de Proteção e Promoção Social, formalizando o comprometimento de estabelecer colaboração mútua nas ações intergovernamentais de implantação de vários serviços. Atualmente, o Tocantins possui 164 mil famílias vivendo em situação de extrema pobreza. Os serviços disponibilizados pelas Setas para os 139 municípios do Estado são: Inclusão Produtiva Urbana e Rural; PRONATEC para beneficiários da Bolsa Família; Economia Solidária; Projeto ECOSOL territorial, Troca Solidária e Bancos Comunitários; Política Pública de Produtos Sólidos Recicláveis; Microcrédito Produtivo Orientado – Crescer; Mulheres Mil; Projetos Arranjos Produtivos Sustentáveis; Projeto Empreendedores Individuais Solidários; Cursos de Qualificação e Capacitação Profissional; Ação de Capacitação de Projetos de Geração de Renda para os beneficiários de programa sociais; Projeto de Apicultura para os 139 municípios; Projeto de Associativismo e Cooperativismo.
Pronatec
O programa oferece cursos de profissionalização, formação inicial e continuada com objetivo de inserir no mercado de trabalho pessoas em situação de vulnerabilidade social, beneficiários de programas federais e estaduais. Os cursos são ofertados gratuitamente no SENAI, SENAC e IFTO e os inscritos receberão alimentação, materiais escolares, bolsa e transporte.
Confira os 21 cursos oferecidos
- Cuidador infantil; Cuidador de idosos; Costureira industrial de vestuário; Operador de computador; Auxiliar administrativo; Auxiliar de Recursos Humanos; Aplicador de revestimento cerâmico; Eletricista de automóveis; Mecânico de manutenção de ar-condicionado automotivo; Mecânico de motocicletas; Mecânico de manutenção a diesel; Desenhista de construção civil; Cadista; Padeiro e Confeiteiro; Torneiro mecânico; Depiladora; Manicure e Pedicure; Maquiador; Recepcionista de eventos; Agente comunitário de saúde e Operador de caixa.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14632
Comentários