(PALMAS) - Com investimentos de R$ 187,7 bilhões em crédito para o produtor rural alavancar a produção de alimentos no país, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, juntamente com a governadora em exercício, Claudia Lelis, lançaram na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), em Palmas, o Plano Agrícola e Pecuário 2015/2016.
De acordo com Kátia Abreu, o Plano garante um volume ainda maior de recursos que nos anos anteriores, com especial atenção ao custeio e à comercialização da safra e ao fortalecimento do médio produtor rural. A ministra afirmou ainda que a ampliação da classe média rural é um dos principais objetivos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “O intuito é alçá-los a condições em que possam ter acesso a máquinas agrícolas e melhor tecnologia, resultando em maiores índices de produtividade e colaborando em maior escala com a economia brasileira”, garantiu.
A governadora em exercício Claudia Lelis, elogiou a iniciativa da presidente Dilma Rousseff em abrir o crédito a milhões de brasileiros, possibilitando aos agricultores de todo o país o investimento na produção de alimentos e insumos. Ela lembrou também que há mais de 50 mil famílias no estado enquadradas como produtores rurais de médio e pequeno porte e que o Tocantins tem muito a ganhar com o Plano Agrícola e Pecuário.
De acordo com a governadora em exercício, os investimentos são estratégicos para que o País consiga continuar aumentando a sua produção e garantindo a oferta de alimentos de qualidade, com preço justo, para todos. “O governador Marcelo Miranda, juntamente com toda equipe de Governo, e aqui destaco o trabalho incansável do secretário de Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, vem buscando alavancar projetos e ações de fomento à produção agrícola do Estado. Temos uma safra de grãos forte e que a cada ano vem aumentando sua produção”, concluiu Claudia Lelis.
Produtor Rural
O presidente do Sindicato Rural de Pedro Afonso, Edmar Correa de Oliveira, avaliou como muito positivo o lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2015/2016. “Vejo esse plano com bons olhos, porque o País passa por um momento de recessão e cortes e mesmo assim o Governo resolveu aumentar os recursos para a agricultura e pecuária, apontando e apostando que esse segmento tem força para ajudar o Brasil a sair dessa crise econômica”, comemorou.
Matopiba
No evento, foi destacada ainda a importância do Matopiba para o desenvolvimento agrícola do Estado, já que ele representa a nova fronteira agrária brasileira e será responsável por 9,7% da produção de grãos prevista para o país na safra 2014/2015. A região conta com uma área de cerca de 73 milhões de hectares, da qual 38% pertencente ao Estado do Tocantins.
A região do Matopiba abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Presentes
Várias autoridades do alto escalão do executivo estadual marcaram presença no evento, dentre eles, o secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Clemente Barros Neto; o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), Humberto Camelo e o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Pedro Dias Corrêa.
Comentários