Representantes de instituições com atuação no meio rural do estado do Tocantins estiveram reunidos na manhã de sexta-feira, 11 de março, na Embrapa Pesca e Aquicultura para discutir o plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono) no estado. Foi o primeiro encontro do ano do comitê gestor do plano.
Fernando Garcia, agrônomo da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e coordenador do comitê, entende que a reunião foi “muito proveitosa, com a apresentação de várias informações pelas instituições que compõem o grupo gestor, trazendo dados que vão realmente fazer com que nós possamos desenvolver as atividades de agricultura de baixo carbono aqui no estado”.
Segundo ele, “hoje, o Tocantins é considerado referência em nível nacional no desenvolvimento das atividades da agricultura de baixo carbono”. Esse posicionamento é positivo, mas traz consigo responsabilidade: “aumenta nosso compromisso, mas a gente sabe que as instituições que participam do comitê gestor estão comprometidas, querem a evolução das atividades, querem realmente buscar novos desafios aqui na agricultura de baixo carbono”, afirma.
Embrapa – A atuação da Embrapa no plano ABC no Tocantins envolve várias frentes. “Eu destacaria basicamente o processo de capacitação continuada e implantação de Unidades de Referência Tecnológica (URTs) junto com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) e a própria articulação em torno da temática, que foi desde a criação do grupo gestor do ABC, a construção do plano estadual, a participação efetiva no conselho, contribuindo com propostas, ideias, ajudando nas articulações”, diz Alexandre Freitas, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO).
Ele cita um ponto sobre as URTs: “essas figuras das Unidades de Referência Tecnológica possibilitam não só a transferência da tecnologia para o produtor, mas também servem para retroalimentar a academia. Então, nós temos hoje uma parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), temos duas doutorandas fazendo os seus trabalhos em algumas das nossas URTs pra avaliar o impacto ambiental, especialmente com relação à redução na emissão de carbono”.
A próxima reunião do comitê gestor do plano ABC no estado, esta de caráter extraordinário, acontecerá durante a Agrotins 2016, a Feira Agropecuária do Tocantins, marcada para o período entre 3 e 7 de maio. Mais informações sobre o ABC no Tocantins podem ser acessadas em  http://seagro.to.gov.br/plano-abc-tocantins/. (Clenio Araujo (6279/MG)