Depois de ser adiado por muitas vezes, o novo modelo passa a ser obrigatório em todo o país a partir desta sexta-feira (31). O estado do Tocantins ainda não está pronto para adotar a nova placa padrão Mercosul dos veículos. 
Segunndo o presidente do Departamento de Trânsito (Detran), Cláudio Alex Vieira o processo está sendo finalizado. "Agora é só questão técnica, só terminar a parte processual para depois implantar a portaria. Com certeza o mais rápido possível nós vamos implantar".
A placa com três letras e quatro números deverá ser substituída. O novo modelo, com quatro letras e três números começou a ser implantado no resto do país, mas muitas pessoas estão sem entender a mudança.
Vale lembrar que a placa nova é obrigatória apenas para quem está emplacando o veículo pela primeira vez, ou por algum motivo, precisa mudar a placa. Os proprietários que já possuem o veículo emplacado vão vão precisar se adequar.
O modelo novo promete ser mais seguro contra clonagens e falsificações. Um código deve substituir o antigo lacre. Além disso, no lugar onde antes estavam os nomes da cidade e do estado, agora terá apenas o nome do país com uma bandeira ao lado. O símbolo do Mercosul também aparece na nova placa.
Até agora, só sete dos vinte e seis estados do país implantaram a novidade. O Distrito Federal também está fora dessa conta, assim como o Tocantins, que ainda não se adaptou ao novo padrão.
Informações prestadas por empresas que fazem placas no estado afirmaram que a mudança pode ser implantada a partir do mês que vem. "As [placas] que estão rodando por aí são de outros estados. Talvez em fevereiro já comece por aqui", disse a representante de uma empresa. Outra pessoa, de outra empresa, afirmou que no momento a nova placa não está sendo fabricada, então a placa que está sendo fabricada no momento é a atual, com reflexivo e código de barras".
A previsão do Conselho Nacional de Trânsito (Cotran) era de que todos os estados se adequassem até junho do ano passado. A data acabou sendo prorrogada. O novo prazo vence na próxima sexta-feira, mas especialistas em direito de trânsito, acreditam que uma nova prorrogação deve acontecer.