(PALMAS-TO) - A Polícia Federal PF) cumpriu nesta sexta-feira, 23, três mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão em Palmas, Porto Nacional e em Taguatinga, onde a equipe recebeu apoio da Polícia Militar PM). A associação criminosa desarticulada se dedicava à distribuição de cocaína pura (pó), na forma de pedra (crack), e maconha em diversas cidades do Tocantins. Mais de 40 policiais federais participaram da ação. Todos os mandados foram cumpridos até as 9 horas.
Durante dois meses de investigação outras quatro pessoas já haviam sido presas, em flagrante, em Porto Nacional e Guaraí. Com elas foram apreendidas cerca de 11 quilos de cocaína e quase três quilos de maconha, além de R$ 29 mil, em espécie. Foi apreendida também uma pequena porção de crack, quando um dos investigados tentava dispensá-la, em Santa Rosa do Tocantins.
 O líder do grupo, um dos três presos nesta sexta-feira, 23,, é foragido do regime semiaberto desde outubro de 2013, onde já cumpria pena por tráfico de drogas. Os presos responderão, dentre outros, por tráfico de drogas e formação de quadrilha. Os três de hoje, após ouvidos e encaminhados ao IML, se juntam aos outros quatro, na CPP.