A previsão de chegada dos participantes da 24ª edição do Rally dos Sertões na Praia da Graciosa, em Palmas, é por volta das 13 horas deste sábado, 10. Pela primeira vez, o Estado sedia o encerramento da prova e a premiação dos competidores. Os primeiros colocados vão receber suas premiações no Villa Country em Palmas, a partir das 21 horas.
Percurso
Os competidores chegaram a Mateiros no início da tarde dessa quinta-feira, 8, onde pernoitaram. Por volta de 7 horas desta sexta-feira, 9, deixaram a cidade para retomar a prova, com destino a Ponte Alta do Tocantins, aonde devem começar a chegar por volta de 12 horas.
Curso de artesanato
Uma das ações da programação especial relacionada à passagem do Rally Internacional dos Sertões pelo Tocantins, foi a realização um curso de artesanato ofertado pelo governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas), nessa quinta-feira, 8, na escola municipal Ernestina Vieira Soares, em Mateiros.
Novas técnicas e criar mais oportunidades de gerar renda atraiu moradores daquele município para participarem de um curso. Além de Mateiros, os cursos foram ofertados aos moradores de Natividade, também como parte da programação para a passagem do Rally.
De acordo com a diretora do Sistema Único de Assistência Social (Suas) da Setas, Halana Santos da Silva Magalhães, o curso ofertado é direcionado aos beneficiários do programa Bolsa Família, mas é aberto à comunidade em geral. O curso ofertado, denominado Chita Chique, ensina as técnicas de customização em isopor e marmorização.
Yana Sousa Castro tem apenas 15 anos, é estudante e vê no artesanato uma alternativa de trabalho. Como a maioria dos jovens que participaram do curso, ela já confecciona peças artesanais em capim dourado - um dos principais elementos da cultura da região do Jalapão. Nesta quinta, ela viu a chance de aprender a manusear outros tipos de materiais e acredita poder incrementar a venda do seu trabalho por meio da oferta de produtos diversificados. “O que a gente mais vende é o capim dourado, mas tendo outras coisas diferentes, pode atrair mais clientes”, avaliou.
A cultura do artesanato na comunidade se difunde também entre os homens. Do curso desta quinta, três jovens participaram também motivados pela possibilidade de aprender novas técnicas. Abgail Ribeiro Gomes, de 18 anos, é estudante e sonha em se tornar médico veterinário, mas enquanto trilha o caminho escolar, utiliza o artesanato como fonte de renda. Nascido no Povoado Mumbuca - o berço do capim dourado - ele aprendeu ainda cedo a técnica de trançar o capim com seda de buriti para dar vida a peças diversas. Nesta quinta aprendeu a confeccionar outros tipos de artesanato.
Gerente de Benefícios da Setas, Lilian Praigida explicou que garantir alternativas e possibilitar que famílias saiam da situação de pobreza, em que muitas se encontram, estão entre os objetivos do governo ao levar os cursos aos municípios.
De olho nas oportunidades de emprego, Denise Ribeiro da Silva, de 16 anos, não perde a chance de fazer os cursos de aperfeiçoamento que chegam a Mateiros para atender aos beneficiários do Bolsa Família. Além do curso de artesanato, ela já participou de outros, tais como computação, auxiliar de escritório, camareira e recepcionista. “Eu quero me qualificar. Se surgir alguma coisa, uma vaga de emprego, nessas áreas, eu vou estar preparada”, disse. (Secom Tocantins)
Comentários