PALMAS - Os requerimentos da deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP), que pedem moções de aplausos para a Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) e para a Faculdade Católica Dom Orione (FACDO) foram aprovados na manhã dessa quarta-feira, 19, no Plenário da Assembleia Legislativa (AL).
Ainda durante a Sessão Ordinária, outros dois requerimentos da parlamentar que pedem, respectivamente, moção de aplausos para o presidente da Agência de Fomento do Tocantins, José dos Santos Freire Júnior, e uma Audiência Pública para debater a atual situação do esporte no Tocantins, também foram aprovados.
FACIT
O pedido para a FACIT foi direcionado para a Dra. Ângela Maria Silva, extensivo a toda a diretoria da faculdade. A parlamentar justificou a moção dizendo que a instituição sempre teve compromisso com a oferta de ensino de qualidade e com a educação superior para muitos tocantinenses. “A FACIT inaugurou um novo Campus chamado de Luiz Pires, que poderá atender muito mais estudantes e há muitos anos oferece oportunidades de graduações para os moradores de Araguaína e de todo o Tocantins. Nada mais justo do que esta moção”, completou.
No último dia 14 de agosto a deputada, juntamente com o deputado federal Lázaro Botelho (PP), participou da inauguração do Campus Luiz Pires, em Araguaína.
Na ocasião, foi inaugurado um bloco de ensino e clínicas que compreende um auditório para 200 pessoas, 21 salas de aula, um laboratório Morfofuncional, um laboratório de Microbiologia e Bioquímica, um laboratório de Prótese, um de Dentística, uma sala de apoio da Secretaria Acadêmica, uma de apoio para a Biblioteca, um Núcleo de Coordenação com quatro salas para o diretor acadêmico, coordenadores de curso, de pesquisa e extensão, sala da Tecnologia da Informação, Logística, Xerografia, cantina e área de convivência.
FACDO
Já o requerimento de Valderez que solicita moção de aplausos para a FACDO foi apresentado em virtude da comemoração dos 10 anos da Faculdade. Direcionado aos diretores da instituição, Pe. Josumar dos Santos e Pe. Eduardo Secatto Caliman e a toda a diretoria, o requerimento também é extensivo a toda a Congregação Orionita. “Por ser uma Faculdade que há mais de uma década vem contribuindo para o fortalecimento educacional do povo de Araguaína e região, apresentamos esta moção de aplausos”, afirmou. Valderez também destacou o trabalho do ex-diretor da FACDO Pe. Francisco Alfenas, que lutou para que o projeto da Faculdade saísse do papel e ficou à frente da instituição de 2005 a 2014.
No último dia 17 de agosto, a deputada participou da Missa em Ação de Graças no Santuário Sagrado Coração de Jesus e também da cerimônia de Inauguração da nova ala do prédio da Faculdade Dom Orione (FACDO), em Araguaína.
Agência de fomento e esporte
O pedido de moção de aplausos para Freire Júnior foi justificado pela inauguração da nova sede da Agência de Fomento em Palmas, e pelo lançamento da linha de crédito especial para os taxistas da Capital. Lázaro e Valderez participaram do evento. Já a Audiência Pública sobre o esporte será marcada em conjunto com os órgãos representantes da área e, posteriormente, divulgada para a imprensa e sociedade.
Comentários