(PALMAS-TO) - A direção nacional do PCdoB decidiu mudar o comando da legenda no Tocantins, alterando a omissão provisória em vigor. O partido, até agora comandado por Fátima Dourado, passa a ter como presidente o ex-secretário de Saúde de Palmas, Walter Balestra. A decisão foi tomada “após conversações mantidas com membros da comissão política e do comitê estadual”.
No documento que confirma esta decisão, a direção indicada determina que o PCdoB do Tocantins deverá ser reposicionado na relação com o governod e Carlos Amastha (PP). “O apoio e participação do PCdoB e seu interesse político central pelo êxito desse governo, são as condições essenciais para abrir a perspectiva de um projeto de 2014 que crie condições para sustentação da vitória no Estado da candidatura presidencial apoiada pelo PCdoB, bem como dar condições de vitória a uma terceira via ao governo do Estado, tal como ocorreu na eleição de 2012 em Palmas”,a argumenta.
A direção da sigla diz ser necessário “rever e superar, autocriticamente, os encaminhamentos que levaram a um estranhamento político na relação com o governo municipal”. O partirdo ainda afirma que o governo de Amastha é “um aliado fundamental para o projeto partidário”. “Deverá se recompor essa relação de imediato, examinando o reforço da participação do PCdoB no governo e a sustentação a ele”. As conversas neste sentido ficam a cargo de Walter Balestra, Davis Miranda, Luciano Arruda, José Mamédio e Milton Rocha.