A importância do leite materno para a nutrição e saúde da criança, reforçando o sistema de defesa contra doenças, tem aumentado na medida em que as mães passam a conhecer o valor deste alimento na promoção de uma vida saudável aos filhos. Em busca desta conscientização coletiva, durante a primeira semana de agosto o Tocantins vai fazer parte da mobilização da Semana Mundial do Aleitamento Materno.
Mãe pela primeira vez, Nicoletta Moncci de Abreu teve a filha Emília há apenas quatro dias e ressalta, dentre outros aspectos, a função relevante do aleitamento como ato responsável pela "ligação que o leite humano é capaz de exercer para a nutrição e formação adulta".
Eliane Brito da Silva Lopes também teve a pequena Isadora Cristina há poucos dias, no Hospital e Maternidade Pública Dona Regina (HMPDR). Ao lado do marido, ela ressaltou a importância de amamentar a filha. Comprometida e atenta às orientações que passou a assimilar desde o primeiro de seus dois filhos, ela aponta que amamentar é de fato um ato que engrandece. "É importante pois tudo que a criança necessita o leite supre, e se deve fazer isso (amamentar) até o máximo de tempo que possa", expõe.
De acordo com a nutricionista Walkíria Pinheiro, o ato de dar de mamar é um gesto que envolve calor humano, contato, carinho e afeição. Além disso, é a melhor fonte de alimento para o recém-nascido. "Quem estipula quando e por quanto dura a amamentação é o bebê. É preciso entender que a criança deve ser amamentada na hora em que sentir fome e só se pode interromper esse momento quando ela quiser", orienta.
Doação
No Hospital e Maternidade Dona Regina, o convite para as mães doadoras é reiterado. De acordo com Walkíria Pinheiro, coordenadora do Banco de Leite do Hospital, "todos os profissionais do HMPDR se sentem comprometidos em dar apoio para que as mães ampliem sua consciência quanto à necessidade de verem na doação do seu leite uma ação de solidariedade, participação e cidadania".
O Banco de Leite do Dona Regina atende 24 horas por dia e tem acesso disponível a qualquer pessoa que procure o serviço, independente de que o bebê tenha nascido na maternidade pública. Para receber informações sobre como doar ou receber doações, a orientação é procurar o banco ou ligar para 218-7734 / 0800 646-8283.
Programação
A abertura da 21ª Semana Mundial do Aleitamento Materno terá programação especial no Tocantins. A abertura vai acontecer nesta quinta-feira, 1º, às 9h na recepção do Dona Regina, quando será lançada uma exposição fotográfica com imagens de mães amamentando e servido um café da manha especial para pacientes e acompanhantes. Às 19h haverá palestra sobre a importância da amamentação para a saúde dos bebês. Até o dia 10, haverá ainda palestras sobre o tema nas Unidades de Saúde da Família das regiões Norte e Sul da capital.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14769
Comentários