O Parque abriga exuberante fauna e flora e também os mananciais que abastecem a Capital

(PALMAS-TO) - Preservar a fauna e flora, bem como as nascentes que fornecem água para a população palmense. Estas são algumas das principais funções do Parque Estadual do Lajeado, localizado a pouco mais de 25 quilômetros da Capital, que nesta sexta-feira, 17, completa 12 anos de existência.
De acordo com o gerente da Unidade, Volnei Marcos Martinovski, dentro do Parque são desenvolvidos diversos projetos e atividades voltados à educação e preservação ambiental. Dentre eles, destaque para a conclusão de um viveiro de mudas nativas do cerrado, que será inaugurado em comemoração ao aniversário do local, neste domingo, 12. As mudas produzidas no local devem ser utilizadas no reflorestamento de áreas degradadas dentro do Parque e outras unidades de conservação do Estado.
“A maior parte das unidades de conservação do Estado foram criadas em áreas particulares, onde sempre há devastação. Com esse viveiro, pretendemos restaurar essas unidades, replantar toda a vegetação que foi destruída e retirar a vegetação que não é nativa do local, como gramíneas. Nossa expectativa é produzir 150 mil mudas por ano, quando o viveiro estiver em sua plena capacidade de produção”, explica.

Sobre o Parque
Criado pelo Governo do Estado através da Lei n° 1.244, em maio de 2000, o Parque do Lajeado fica cerca de 25 quilômetros da Capital, com acesso pela estrada de Aparecida do Rio Negro. O local abriga não só uma exuberante e bela fauna e flora, mas também os mananciais que abastecem a Capital.
O Parque Estadual do Lajeado ainda não é aberto à visitação pública, porém está estruturado com um centro administrativo que admite a visita para desenvolvimento de atividades acadêmicas, como aulas de campo e palestras educativas sobre temas ambientais. Grupos e/ou escolas interessadas em realizar visitas monitoradas ao local devem agendar a atividade com antecedência de uma semana. Os agendamentos de visitas monitoradas podem ser feitos pelos telefones (63) 3218-2660 ou 3218-2678.
De acordo com o gerente da Unidade, a expectativa é que até o início de 2014 o local esteja aberto para receber visitantes. “Estamos fazendo melhorias para que a visitação ocorra o mais rápido possível. Atualmente, as visitas ocorrem com agendamento, mas queremos atingir um público maior, em especial a comunidade de Palmas”, pontua Volnei.