A produção aquícola no Tocantins terá capacidade de alcançar a margem de milhões de reais

PALMAS-TO - A produção aquícola no Tocantins terá capacidade de alcançar a margem de milhões de reais
O lançamento do Parque Aquícola do Lajeado causou repercussão positiva entre gestores e produtores do Estado. Diversos setores celebram os benefícios trazidos pelo desenvolvimento da atividade aquícola no Tocantins.
A presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Miyuki Hyashida, frisou que o déficit de peixes no mercado gera um cenário muito favorável para o desenvolvimento do setor na região. “O maior déficit de proteína hoje no mercado é o de peixes. Desta forma, nós pretendemos atender desde o pequeno produtor até os empresários do setor”, disse.
Conseguindo cobrir esta demanda de mercado, a produção aquícola no Tocantins terá capacidade, segundo a presidente do Ruraltins, de alcançar a margem de milhões de reais em produção e venda de pescado. “Se trabalharmos com o valor mínimo de R$ 4,00 para o tambaqui, temos a capacidade de produzir até R$ 700 milhões ao ano”, exemplificou.
As capacidades climáticas do Tocantins contribuem para este número, conforme explicou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Massuia. De acordo com o secretário, a implantação dos parques “muda a história do desenvolvimento econômico do Tocantins”. “As condições logísticas e as condições de clima e solo do Estado permitem que a taxa de retorno média aqui seja muito maior e isto antecipa o investimento de muitos empresários”, explicou.
Boas perspectivas também para o pequeno produtor. Heitor Alves Paranhos, da cidade de Itacajá, produz uma média de 70 mil quilos de peixes ao ano em uma área de 30 hectares. Para ele, a implantação dos parques aquícolas irá contribuir para a produtividade. “A produção vai aumentar e vai desenvolver mais. Vai trazer benefícios para escoar a produção”, disse. Na ocasião, o produtor informou que espera dobrar a sua produção no Parque de sua cidade.