Araguaína (TO) - Equipes de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Araguaína realizam palestras e oficinas com alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), sobre medidas de prevenção contra doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. As palestras acontecem hoje, 1, e na quarta-feira, 2, nos turnos matutino, vespertino e noturno, no auditório da entidade.
De acordo com a coordenadora técnica da equipe de Vigilância em Saúde do Município, Ana Cláudia Lima, o principal objetivo é unir forças no combate ao mosquito e orientar sobre como se prevenir das doenças transmitidas pelo Aedes. “Além das palestras, vamos posteriormente ter oficinas ensinando os alunos a confeccionar as ‘mosquitérica’, uma das ações da Prefeitura no combate ao mosquito”, explicou.
Alunos, professores e coordenadores do Senai já aderiram à ideia e ao projeto e após a fabricação, irão acompanhar o processo da instalação das armadilhas, monitorando-as, para em seguida explicarem à comunidade o uso correto do material.

Palestras
Além das palestras no Senai, equipes do Centro de Controle de Zoonoses do município e Vigilância em Saúde estão realizando atividades de educação em saúde nas escolas municipais.
Em parceria com a Diretoria Regional de Ensino e outros órgãos, também estão realizando várias outras ações, como palestras com orientações para funcionários nas escolas estaduais, fiscalização nos prédios escolares e educação em saúde com alunos, com apresentação dos temas sobre doenças de forma dinâmica, utilizando fantoches.