Parceria do Ceste na execução do Programa de Educação Ambiental é elogiada por engenheira ambiental ligada à UNITINS

(PALMAS-TO) - Dois vídeos de educação ambiental, produzidos por meio de uma parceira realizada entre o Consórcio Estreito Energia (Ceste), responsável pela implantação da Usina Hidrelétrica Estreito, e o Núcleo de Desenvolvimento e Avaliação do Desempenho Ambiental (Nudam), da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), foram aprovados e incluídos no “Circuito Tela Verde”, uma mostra nacional de produções audiovisuais sobre experiências de projetos de educação ambiental do Ministério do Meio Ambiente. Os filmes “Transformação: fluxos de possibilidades” e “Caminho das Águas” já estão sendo exibidos em estruturas educacionais de todo o Brasil, durante a 3ª edição do Circuito Tela Verde - ocorrida ao longo do ano de 2011. Os filmes serão distribuídos aos órgãos ligados ao meio ambiente de todo o país, onde ficarão disponíveis para pesquisas.
Esta é a primeira vez no Estado do Tocantins que vídeos com o conteúdo relacionado ao meio ambiente integram o acervo do Circuito Tela Verde, programa pertencente ao Ministério do Meio Ambiente. Projetos como estes, realizados por meio da parceria Ceste e Unitins, incentivam e levam o conhecimento às comunidades por meio das telas, divulgando a educação ambiental, em prol do meio ambiente.
Além de promover a discussão da temática ambiental provocando um pensamento crítico e fomentando iniciativas socioambientais, o projeto apoiado pelo Ceste desperta vocações, uma vez que o circuito é uma mostra independente e oportuniza a participação dos diversos interessados na questão ambiental. “O Consórcio sempre foi criterioso com as áreas de atuação da Usina de Estreito e principalmente com as questões que envolvem o meio ambiente. Inúmeras ações sociais e ambientais são realizadas nos 12 municípios de sua área de abrangência, inserindo o empreendimento na região de forma sustentável e sob o alicerce da responsabilidade social”, ressaltou a Gerente de Projetos Sociais do Ceste, Lorena Durão.
Para a engenheira e coordenadora do Programa de Educação Ambiental da Unitins, Juliana Mariano Alves, a iniciativa do Consórcio traz uma importante contribuição para compreender como as comunidades tomam conhecimento dos processos da gestão ambiental desenvolvida pelo Empreendimento. “O Ceste é um grande parceiro na execução do Programa de Educação Ambiental, participou ativamente de todo processo, além de financiar sua execução”, frisou a engenheira ambiental.
A produção de vídeos socioeducativos, assim como a realização de capacitações, campanhas, programas de rádio e elaboração de materiais paradidáticos se constituem em metas do Programa de Educação Ambiental dirigido à população residente na área de abrangência do Consórcio. “Estamos trabalhando nos 12 municípios da área de abrangência desde 2007 e mais de 20.000 pessoas já foram envolvidas em nossas ações. Os vídeos, especificamente, nasceram da necessidade de dinamizar o processo educativo”, ressaltou Juliana Mariano.

Dos vídeos
Vídeo 1 - os filmes foram elaborados dentro do contexto do Programa de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica Estreito. O primeiro vídeo conta por meio de uma linguagem lúdica que todo o consumo neste mundo é fruto das transformações dos elementos da natureza. A narrativa ilustra que o que não é aproveitado deve ir parar no lixo de uma forma consciente e sem gerar possíveis danos ao meio ambiente. Sendo assim, o filme propõe um desempenho ambiental, onde a população tenha em mente melhores formas de consumo e de descarte dos lixos, objetivando diminuir a degradação da natureza.
Vídeo 2 - o segundo filme - Caminho das Águas - apresenta na sua narrativa o ciclo das águas, ilustrando que as águas dos leitos dos rios evaporam e se transformam em nuvem. Nesse período o vídeo foca a questão da seca. Ele relata ainda o impacto que a chuva pode causar ao solo quando este está seco e descoberto, sem vegetação. Através de uma linguagem lúdica, o vídeo coloca o espectador para refletir e criar alternativas para as questões abordadas.
Circuito Tela Verde - o Circuito Tela Verde é uma mostra nacional de produções audiovisuais sobre experiências de projetos de educação ambiental, para exibição em estruturas educadoras. O Circuito Tela Verde surgiu em 2008, com o objetivo principal de atender à demanda dos espaços educadores por material audiovisual para se trabalhar a educação ambiental. A ideia é promover a sensibilização e reflexão dos públicos sobre o meio em que vivem, levando filmes sobre a temática aos diversos setores e estimulando a produção audiovisual independente realizada pelas próprias comunidades.