Com objetivo de promover a elaboração de estudos, pareceres, propostas técnicas e atividades de capacitação às cidades do Estado, a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) firmaram protocolo de intenções na sexta-feira, 8, em Palmas. O documento foi assinado pelo presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, e o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato.
Em suma, o protocolo firma cooperação mutua nas áreas de ensino ofertadas pela UFT, com foco na pesquisa e extensão, para acompanhar e propor soluções aos principais problemas enfrentados pelos municípios. A atuação da parceria será voltada para áreas estratégicas das comunidades locais, como Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Planejamento Urbano, Infraestrutura, Mobilidade, Energia e Tecnologia da Informação.
O presidente da ATM comemorou a parceria com a UFT, pois conhece a falta de diversos recursos vivenciada pela grande maioria dos municípios tocantinenses, em especial os de pequeno porte. "São localidades que precisam saber identificar seus gargalos, bem como suas potencialidades, para que possam se desenvolver de modo inteligente. Com a parceria, as gestões terão dados, informações e conhecimento para as tomadas de decisões e, principalmente, para a elaboração de politicas públicas que vem de encontro aos anseios das populações", enfatiza Jairo Mariano.
Reitor da UFT, Bovolato destacou na reunião de assinatura que o conhecimento científico e os profissionais da universidade devem estar a serviço da sociedade. "Historicamente, a universidade se manteve presa em seus muros. Nossa proposta é nos aproximarmos da sociedade, e nada melhor do que fazer isso junto aos prefeitos e munícipes, utilizando a expertise e a capacidade de desenvolvimento de estudos que a UFT tem, levando além do conhecimento, o desenvolvimento tecnológico e orientações técnicas às gestões locais", disse Bovolato.
Na reunião, estiveram presentes ainda o presidente do Instituto de Atenção às Cidades (IAC/UFT), professor Dr. Felipe de Azevedo Marques, bem como professor Dr. Humberto Xavier de Araújo.
Instituto de Desenvolvimento Territorial
Ainda no ritmo das parcerias com a universidade, o presidente da ATM se encontrou com professores da UFT, pertencentes ao Instituto de Desenvolvimento Territorial (ODT) do Centro Norte Brasileiro. A associação firmou parceria com o instituto para que o IDT possa apresentar projetos estruturantes, a nível econômico e social, a ser implementado em áreas estratégicas do Estado, com retorno direto aos municípios.