BRASÍLIA - Para propor estratégias de atuação da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) junto ao Programa Pró-Genética, a Associação Brasileira de Criadores de Gado Zebu (ABCZ) se reuniu com o presidente da Emater-DF e da Asbraer, Argileu Martins.
O Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro) visa contribuir para aumentar a produção sustentável de carne e leite, por meio da melhoria genética do rebanho. Tendo como público prioritário os pequenos e médios produtores, o programa tem a participação da Asbraer, prevista em Acordo de Cooperação Técnica, firmado juntamente com os ministérios da Agricultura (Mapa) e do Desenvolvimento Agrário (MDA). A proposta é tornar a genética melhoradora acessível a todos os segmentos da cadeia produtiva de carne e leite no país, aumentando a produtividade e renda do produtor rural.
Encaminhamentos
A Asbraer indicará representantes para atuarem no plano de trabalho do programa e dará espaço para que a ABCZ participe da próxima Assembleia Geral Ordinária da Associação, em novembro, para falar do Pró-Genética aos representantes das entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).
Outra proposta é disponibilizar, no site da Asbraer, o link do sistema eletrônico desenvolvido pela ABCZ para que produtores e técnicos identifiquem criadores, por região, que possuem touros melhoradores registrados no padrão Pró-Genética. O objetivo é integrar e aproximar produtores e técnicos junto a criadores de todo o país e fomentar o uso da ferramenta pelas entidades de Ater.
Participaram do encontro o presidente da ABCZ, Luiz Cláudio de Souza Paranhos Ferreira, o assessor de Relações Institucionais da ABCZ, Sílvio Queiroz Pinheiro, e o gerente do escritório da Emater-MG da regional de Uberaba, Gustavo Laterza de Deus.