(PALMAS-TO) - Oito produtores da Cooperativa Agrária Agroindustrial do Paraná, com sede administrativa em Guarapuava (PR), estiveram em Pedro Afonso para conhecer as potencialidades agropecuárias da região. Estavam acompanhados da agropecuarista tocantinense Zilá Silva de Mello.
No início da tarde foram recepcionados na sede da Coapa, pelo conselheiro Moacir Catabriga, gerentes e colaboradores. Os produtores paranaenses conheceram a história da Coapa e do Prodecer III – Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados, e depois receberam informações sobre áreas agriculturáveis, fertilidade das terras, preços de áreas, custos de produção, produtividade, principais produtos cultivados, disponibilidade de assistência técnica, potencial de expansão de áreas, entre outras informações relevantes.
Em seguida visitaram a Fazenda Brejinho (Lote I – Prodecer III), modelo de fazenda-empresa onde a evolução tecnológica é desenvolvida atrelada as boas práticas agrícolas. O grupo foi recebido por um dos donos da propriedade e vice-presidente da Coapa, João Damasceno de Sá Filho, que fez um histórico da fazenda e respondeu questionamentos dos produtores sobre qualidade dos solos, custos de produção, preços de terras, entre outros temas.
Finalizando a visita, conheceram as instalações da propriedade, uma das maiores produtoras de soja da região que também se destaca por desenvolver o sistema de “Integração Lavoura-Pecuária”, com a criação de mais de mil cabeças de gado de corte da raça Nelore e o cultivo de 300 hectares de seringueira.
Antes de deixarem Pedro Afonso, cada cooperativista paranaense recebeu um pequeno porta-joias confeccionado em capim dourado.
O diretor financeiro da cooperativa Agrária Agroindustrial do Paraná, Arnaldo Stock, agradeceu a receptividade e considerou a visita satisfatória e produtiva. “Pelo que vimos essa é uma região com enorme potencial para investimentos”, avaliou. Ele contou que o grupo está visitando vários municípios tocantinenses para avaliar áreas para futuros investimentos agropecuários.

Agrária
A Cooperativa Agrária Agroindustrial do Paraná é uma cooperativa agroindustrial. Conta com 550 agricultores cooperados, destes 370 estão ativos na produção, e 1200 funcionários. Tem 60 anos de tradição e trabalha com moderna tecnologia em campos experimentais, nas lavouras de cooperados e também em suas indústrias.
Atua na produção de soja, milho, trigo e cevada cervejeira, e na comercialização de insumos e ração de animais.O grupo possui um volume de produção no verão em torno de 400 mil toneladas de milho e 240 mil toneladas de soja. Já no inverno essa produtividade é de 800 mil toneladas de trigo e 120 mil toneladas de cevada, com um complexo de quatro polos industriais no Paraná, sendo de cervejaria, ração animal, moinho de trigo e esmagadora.