(PALMAS-TO) - Com palestras sobre saúde dos trabalhadores, foi aberta nessa segunda-feira, a 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Augustinópolis. O encontro objetiva propor diretrizes de implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
Augustinópolis está sendo a primeira etapa macrorregional encerrada nesta terça-feira, 1º de abril. A conferência terá mais três etapas nos municípios de Araguaína nos dias 03 a 04; Gurupi nos dias 14 a 15 ; e Palmas nos dias 23 a 24 de abril.
"As políticas precisam ser voltadas à prevenção e promoção da saúde do trabalhador. É necessário ter mais setores envolvidos como: a iniciativa privada, segurança pública e a cadeia produtiva. Para que isso aconteça é necessário que fortaleça o controle social", ressaltou o Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Neirton José de Almeida.
Para a Coordenadora de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Salete Klein, é importante que os gestores conheçam a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora para eleger prioridades de acordo com sua localidade. "É necessário que os gestores de saúde tenham conhecimento da Política Nacional e a partir daí definir ações de saúde voltadas principalmente para áreas de vigilância conforme a realidade regional", enfatizou.
Salete ainda destacou que o trabalho não é somente para sobrevivência, mas também para realização pessoal, melhoria da qualidade de vida das pessoas, da família e da sociedade já que o trabalho sempre vai repercutir na saúde destes indivíduos.
Participou do evento representando a Secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva, o Diretor Geral do Hospital de Augustinópolis, Alberto Gomes da Silva, o Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Neirton José de Almeida, Secretário Municipal de Saúde de Augustinópolis, Yatha Anderson Pereira, o presidente Sindicato trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (Sintras), Monoel Miranda, Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Augustinópolis,Gedeão Alves e representante dos usuários.
O evento é promovido pelo Conselho Estadual de Saúde do Tocantins, pela Sesau, por meio da Coordenação de Saúde do Trabalhador e pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Dados
De acordo com o Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN), na região do Bico do Papagaio foram notificados 93 casos de acidentes de trabalho em 2012 e 117 novos casos no ano de 2013.
Em todo o Tocantins foram 1.930 casos notificados em 2012 e em 2013, foram 1.649 casos novos, mas este número ainda é parcial já que o relatório ainda não foi finalizado.
Os casos de notificação obrigatória em saúde do trabalhador são acidentes de trabalho grave, acidente de trabalho com material biológico, câncer relacionado ao trabalho, dermatoses ocupacional, intoxicações exógenas, LER-DORT, PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruídos), pneumoconiose (doença do pulmão devido absorção de determinadas poeiras) e transtorno mental.