O empresário e agropecuarista Joaquim Domingues de Almeida Santo, pai do deputado estadual Amélio Cayres (SD) e do prefeito eleito de Sampaio, Armindo Cayres, faleceu na noite desse domingo, 20, em Augustinópolis. Autoridades políticas divulgaram nota manifestando solidariedade à família e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) decretou luto oficial por um dia no campus da cidade.
Os deputados Lázaro Botelho (PP) e Valderez Castelo Branco (PP) disseram que "não há nenhuma dor que se compare à perda de um ente querido". "Portanto, rogamos a Deus para que dê força a todos os familiares e amigos, para que tenham como lenitivo a esperança da ressurreição, pois disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá - João 11:25", citou.
Já a senadora Kátia Abreu (PMDB) mencionou que "Seu Santinho" liderava com sua "honrada" ação empresarial e política uma estrutura familiar responsável por serviços relevantes prestados à população da região do Bico do Papagaio. "Uma perda irreparável que a história há de registrar", lamentou.
Luto na Unitins
A Universidade Estadual do Tocantins, por meio da reitora interina Simone Pereira Brito, também lamentou o falecimento de Joaquim de Almeida Santo e decretou luto oficial de um dia no campus do município.
Ele foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Augustinópolis ocupando a função de vereador entre 1982 e 1988. "A gestão presta suas condolências a familiares, amigos e todos aqueles que compartilharam da vida deste pioneiro em Augustinópolis", finalizou a reitora.
O sepultamento do ex-vereador ocorreu nessa segunda-feira, 21, no cemitério do município. A causa da morte não foi divulgada.
Patriarca
Joaquim chegou em Augustinópolis com a família em 1976, foi vereador do município. Pai de 10 filhos sendo patriarca de uma família de políticos, dentre eles Antônio do Bar, prefeito eleito quatro vezes em Augustinópolis; Mazim, prefeito por dois mandatos em Buriti; Amélio Cayres, prefeito por dois mandatos em Esperantina e deputado estadual exercendo seu terceiro mandato; e Armindo Cayres, prefeito eleito de Sampaio. Ele era viúvo, sua mulher, Maria Cayres, faleceu em 12 de outubro de 2010.
Comentários