(Araguaína-TO) - Foi prorrogado para o dia 30 de abril o prazo para o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano – IPTU 2013 em Araguaína. Os boletos devem ser retirados no site da prefeitura (www.araguaina.to.gov.br) e os contribuintes continuam isentos do pagamento da taxa de emissão.
A Secretaria Municipal da Fazenda também informa que o prazo de vigência da Certidão Negativa de Débitos foi estendido de 60 para 90 dias de validade. Outra mudança está na desvinculação de dívidas entre pessoas físicas e jurídicas.
Anteriormente, dívidas em qualquer uma das modalidades implicavam em conseqüências para a outra. Agora, o cidadão que possui pendências junto à prefeitura como pessoa física, por exemplo, não terá complicações ao solicitar ações como pessoa jurídica, e vice-versa.

Como pagar o IPTU
Ao entrar no site da prefeitura, clique no link “Consulte IPTU aqui”. Preencha o campo “Número de Inscrição”, com o número de matrícula do imóvel, ou o campo “CPF/CNPJ”. Em seguida, digite as letras que aparecem no quadro da chave de segurança.

Contribuição
O IPTU é uma das principais fontes de arrecadação do poder municipal, junto ao ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza). Para 2013, a estimativa da Secretaria da Fazenda é receber R$ 8.458.891,30 de IPTU, Taxa do Lixo e ISTI – Imposto Sobre Transição de Imóveis. Este recurso é fundamental para ser investido em melhorias em toda a cidade. E quanto maior for a receita do município, maiores são as chances de conseguir investimentos do governo federal e outras instituições financiadoras.
Atualmente, Araguaína possui 93.658 imóveis – 23.716 relacionadas à pessoas jurídicas e 69.942 a pessoas físicas. Deste total, 3.284 imóveis estão isentos do imposto.