A Campanha Outubro Rosa contará com ações de prevenção ao câncer de mama em todas as unidades básicas de saúde (UBS) de Araguaína. A programação contará com palestras, exame clínico de mamas e requisição de mamografias. A novidade neste ano é que haverá palestras para as servidoras públicas na Prefeitura e nas Secretarias Municipais.
A abertura da campanha aconteceu na manhã dessa segunda-feira 2, na Secretaria Municipal da Saúde, com os profissionais das UBS e acadêmicos das ligas de Oncologia Clínica e Cirúrgica (LOCC) e de Ginecologia e Obstetrícia (LAGO) do Centro Universitário Itpac.
"A secretaria já trabalha essa conscientização durante todo o ano. O mês é só o reforço, quando há uma intensificação dessas ações, principalmente para ressaltar que o autoconhecimento e a prevenção são as maiores armas contra o câncer", explicou o assessor técnico da Atenção Básica do Município, Murilo Bastos.
O objetivo principal da campanha é alertar que o diagnóstico precoce é decisivo para o sucesso do tratamento. "O que observamos em alguns casos é que as mulheres têm medo do diagnóstico, é preciso esquecer esse medo e ter consciência de que quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, mais rápida e cura e menor o estresse", destacou a técnica de Saúde da Mulher, Littza Araújo.
Exemplo que motiva
Após uma palestra ministrada pelos acadêmicos sobre o que é o câncer de mama e do colo do útero, como fazer o autoexame das mamas, mamografia, o exame Papanicolau, rastreamento e o tratamento dos dois tipos de câncer, os profissionais assistiram ao depoimento da servidora Flávia Rodrigues, em tratamento do câncer de mama desde o ano passado.
Flávia conta que passou por 6 meses de quimioterapia e 90 dias de radioterapia e atualmente dá continuidade ao tratamento através do controle hormonal. "O mais importante para vencer o câncer é manter o otimismo, é receber o apoio da família e dos amigos. É importante que as mulheres saibam que o câncer não dói, não avisa que está lá. Para detectá-lo você precisa fazer o autoexame, precisa se conhecer. Não é vergonhoso se tocar", pontuou Flávia.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 15980
Outubro Rosa terá ações de prevenção ao câncer intensificadas nas UBS
A abertura da campanha aconteceu na Secretaria da Saúde, com a participação de servidores e acadêmicos de Medicina
Comentários